Daniel Alves: de multicampeão a condenado

Daniel Alves: de multicampeão a condenado

Sentença por abuso sexual mancha a carreira vitoriosa do ex-jogador da Seleção Brasileira

Correio do Povo

Ex-jogador do Barcelona teve sua sentença revelada nesta quinta-feira

publicidade

No dia 5 de dezembro de 2022, Daniel Alves fez sua última partida com a camisa da Seleção Brasileira, e também, sem saber, a última da sua vitoriosa carreira no futebol, ao longo de 20 anos. Quatro dias depois de vencer a Coréia do Sul por 4 a 1, jogo onde Daniel jogou 27 minutos, o Brasil seria eliminado pela Croácia na Copa do Mundo do Catar. Vinte e um dias após isso, no dia 30 para 31 de dezembro, o jogador até então com maior número de títulos conquistados (42) na história do futebol, mancharia para sempre tudo isso após abusar sexualmente de uma mulher na boate Sutton, em Barcelona.

Condenado a 4 anos e 6 meses de prisão nesta quinta-feira, Daniel Alves agora terá de cumprir pelo o que cometeu na Espanha.

Prisão

No dia 20 de janeiro, Daniel foi à delegacia prestar depoimento e não saiu mais. Dali, ele foi detido e transferido para o presídio Brians 2, cerca de 40 quilômetros de Barcelona, depois de ser acusado de estupro, supostamente ocorrido na madrugada do dia 31 de dezembro. Por diversas vezes, sua defesa tentou um habeas corpus, para responder a acusação em liberdade, mas a cada mudança de versão, sua situação complicava.

O brasileiro mudou o seu depoimento por mais de uma vez, e inclusive trocou de advogado de defesa.

Nas contradições, Daniel Alves chegou a dizer que não conhecia a mulher que o acusava. Depois, argumentou que houve relação sexual com ela, mas de forma consensual. Em fevereiro, os resultados de DNA das análises do Instituto Nacional de Toxicologia e Ciências Forenses relataram que foi encontrado restos de sêmen do lateral-direito dentro do corpo da mulher

Enquanto isso, seu casamento naufragava após conflito com a esposa, Joana Sanz.

Aniversário e depressão no cárcere

Na prisão, colegas de cárcere disseram que o jogador ficou mais magro e abatido, passando a maior parte do tempo isolado em seu módulo. Quando saia para o convívio como os outros detidos, por muitas vezes era chamado de estuprador.

No dia 6 de maio passou o aniversário de 40 anos na prisão. Recebeu a visita da ex-mulher, Dinorah Santana, e de seus dois filhos.

Três meses depois, no dia 2 de agosto Daniel Alves foi notificado por um juiz de Barcelona que iria a julgamento por estupro. O jogador não se opôs à decisão para não atrasar o processo. No dia 20 de dezembro de 2023, quase um ano depois do ocorrido na boate Sutton, a justiça definiu o julgamento de Daniel para os dia 5, 6 e 7 de fevereiro.

Julgamento

Durante os três dias de julgamento a mulher que acusa Daniel, parentes dela, amigos, garçons, pessoas que estavam na boate no dia 30 de dezembro e outras testemunhas depuseram para o caso. A esposa de Daniel também falou ao Tribunal. No último dia do julgamento Daniel Alves falou por breves 20 minutos, respondendo somente à sua advogada.

Diante do Tribunal, ele negou ter estuprado a mulher e afirmou que a suposta vítima estava livre para ir embora 'a qualquer momento' e que “poderia sair a qualquer momento, não era obrigada a ficar lá', declarou Daniel sobre a denunciante, afirmando que não é 'um homem violento'.

Do estrelato a cárcere

Um dos maiores vencedores (43 títulos) do futebol mundial termina a sua carreira de forma decadente. Daniel Alves era atleta do Pumas-MEX quando foi preso em Barcelona. O time mexicano no mesmo dia rescindiu o contrato com o jogador.

Sua vida no futebol foi marcada por títulos e prêmios. O jogador que iniciou a carreira no Bahia, logo foi transferido para o futebol espanhol. No Sevilla, ele se destacou ganhando campeonato e prêmios individuais. Foi bicampeão da Copa da Uefa e eleito melhor jogador na temporada 2005/06.

Foi para o Barcelona em 2008 quando atingiu seu auge no futebol. No time catalão, conquistou 23 títulos, entre eles três Champions League. Nesse período jogou duas Copas do Mundo, 2010 e 2014 e figurou por 6 anos (2009, 2011, 2012, 2013, 2014, 2015) no time do ano da Fifa. Ao todo, foram 126 jogos disputados com a camisa verde e amarela.

Quando saiu de Barcelona ainda fez sucesso na Juventus, onde foi campeão italiano, e no PSG, sendo bicampeão francês. Daniel Alves ainda voltou para o Brasil em 2021, para jogar no São Paulo. No clube do Morumbi, foi campeão paulista em 2021.

No mesmo ano retornou para o Barcelona e no ano seguinte foi chamado para a Copa de 2022, onde fez sua última aparição em Mundiais.

Veja Também


Mais Lidas

Confira a programação de esportes na TV desta terça-feira, 23 de abril

Opções incluem eventos de futebol e outras modalidades esportivas em canais abertos e por assinatura







Placar CP desta terça-feira, 23 de abril: confira jogos e resultados das principais competições de futebol

Acompanhe a atualização das competições estaduais, regionais, nacionais, continentais e internacionais

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895