De virada, Grêmio vence o Gre-Nal do Centenário - Julho

De virada, Grêmio vence o Gre-Nal do Centenário - Julho

Dupla Gre-Nal deixa escapar títulos da Copa do Brasil e da Libertadores

Vôlei do Brasil brilhou em julho

publicidade

Dias de derrota

As histórias foram até parecidas, e o resultado igual: eliminação dos gaúchos. Começou com os colorados. No dia 1º, o Corinthians de Mano Menezes silenciou um Beira-Rio lotado na grande decisão da Copa do Brasil. O Inter, que precisava vencer por dois gols de diferença para ser campeão, terminou o primeiro tempo levando 2 a 0. Na segunda etapa, a reação colorada aconteceu, mas não de forma suficiente: 2 a 2.

No dia seguinte, o Grêmio recebeu o Cruzeiro pelas semifinais da Libertadores. Como o arquirrival, necessitava ganhar por dois gols ou mais para passar à final. Tal qual o co-irmão, foi para o intervalo com o placar adverso de 2 a 0. Na etapa final, a equipe ainda conseguiu empatar, mas já era tarde e o sonho do tri continental teve de ser adiado. Na decisão, o Cruzeiro acabou derrotado pelo Estudiantes de La Plata, que levantou o troféu em pleno Mineirão.

Federer, o maior

Pouco mais de um mês depois de ter conquistado Roland Garros, o último grand slam que lhe faltava, Roger Federer sagra-se hexacampeão de Wimbledon, um dos torneios mais charmosos e importantes do circuito. Com a vitória, o tenista somou 15 grand slams na carreira - um a mais que o americano Pete Sampras -, recorde histórico. De quebra, o suíço retomou o primeiro lugar do ranking da ATP, que estava com Rafael Nadal - o espanhol não jogou na Inglaterra devido a uma lesão.

Mês para esquecer

Se já não bastava a derrota na final da Copa do Brasil, a sequência do mês de julho ainda teve outras duas péssimas notícias para os colorados. Uma semana depois da perda do título nacional, o Inter foi goleado por 3 a 0 pela LDU - do técnico Jorge Fossati -, em Quito, e desperdiçou a chance de ser bicampeão da Recopa Sul-Americana. Passados 15 dias, em 24 de julho, Nilmar é vendido para o Villareal.

Grêmio vence o Gre-Nal do Centenário

O dia era 18 de julho de 1909 e o jogo amistoso, no antigo estádio da Baixada, onde hoje é localizado o Parcão, em Porto Alegre. Foi a primeira vez que, frente a frente, enfrentaram-se Grêmio e Internacional. Dez títulos nacionais, três continentais, dois mundiais, 100 anos e um dia depois, os dois times duelavam mais uma vez no que foi chamado “Gre-Nal do Centenário”.

Assim como na primeira vez do clássico, a vitória terminou com o Grêmio. Não pelo elástico 10 a 0 de um século atrás, e sim por um 2 a 1, de virada. Contudo, tão satisfatório quanto, pois o Grêmio vinha de quatro derrotas seguidas para o arquirrival.

No Olímpico, Nilmar abriu o placar para os colorados e Souza empatou ainda no primeiro tempo. Depois do intervalo, Maxi López aproveitou a falha de marcação e tocou para o fundo das redes, mandando para longe a incômoda trajetória de insucessos de então.

Fim do jejum

Foram 15 longos anos de espera, mas o jejum de medalhas no Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos finalmente terminou. E com ineditismo. Nadando nas águas de Ostia, praia próxima a Roma, em 21 de julho, Poliana Okimoto conseguiu o bronze na prova dos 5 quilômetros de maratona aquática, com o tempo de 56min56s3. "Só senti que podia ganhar medalha nos últimos 50m. Foi quando pensei que o Brasil é mais garra, mais força, e coloquei isso na prova", afirmou, depois da conquista.

Susto

Uma das maiores esperanças do Brasil na Fórmula 1, o piloto Felipe Massa sofreu um grave acidente em 24 de julho, nos treinos classificatórios para o GP da Hungria. Uma mola soltou-se do carro de Rubens Barrichelo, que estava andando na frente, e atingiu o capacete de Felipe Massa. O violento impacto rendeu-lhe ferimentos próximos ao olho esquerdo e o afastamento do restante da temporada. Fosse centímetros ao lado, na viseira, Massa poderia não ter sobrevivido.

Um domingo de ouro para o vôlei nacional

As seleções brasileiras de vôlei levantaram duas taças, em 26 de julho, em dois países diferentes. Enquanto o time masculino vencia a Liga Mundial pela oitava vez em Belgrado, na Sérvia, a equipe feminina sagrava-se campeã do torneio classificatório para o Mundial 2010 em Betim (MG).

Mais Lidas

Confira a programação de esportes na TV desta terça-feira, 23 de abril

Opções incluem eventos de futebol e outras modalidades esportivas em canais abertos e por assinatura







Placar CP desta terça-feira, 23 de abril: confira jogos e resultados das principais competições de futebol

Acompanhe a atualização das competições estaduais, regionais, nacionais, continentais e internacionais

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895