Direção Geral de Aeronáutica da Bolívia suspende licença de voo da Lamia

Direção Geral de Aeronáutica da Bolívia suspende licença de voo da Lamia

Causa mais provável da tragédia que provocou a morte de 71 pessoas é a de "pane seca"

Agência Brasil

Queda do avião provocou a morte de 71 pessoas

publicidade

A direção de Aeronáutica civil da Bolívia suspendeu a licença de voo da companhia aérea Lamia, dona do avião que caiu com a delegação da Chapecoense na Colômbia. "O governo instruiu a suspensão do certificado de operador aéreo (da empresa Lamia) e uma investigação" sobre as permissões da empresa, seus proprietários e capital, informou o ministro de Obras e Serviços Públicos, Milton Claros.

• Avião deixou a Bolívia com tanque cheio, revela filho de copiloto
• Tragédia da Chapecoense é a maior da história do futebol

Segundo informações da Agência ANSA, a decisão foi anunciada por meio de um comunicado divulgado pelo órgão nesta quinta-feira, menos de um dia depois da revelação de que a aeronave estava com os tanques de combustível vazios quando se acidentou. 

A causa mais provável da tragédia é pane seca, que pode ter provocado a falha elétrica "total" reportada pelo piloto do avião, Miguel Quiroga, uma das vítimas do desastre e também sócio da Lamia. Fundada em 2009, na Venezuela, a empresa começou a operar em 2014 e pouco depois transferiu sua sede para a Bolívia. Sua especialidade eram voos fretados para times de futebol da América Latina, já que oferecia flexibilidade para pousar em aeroportos remotos.

Além da Chapecoense, usaram seus serviços times como o colombiano Atlético Nacional, rival da equipe catarinense na final da Copa Sul-Americana, o boliviano The Strongest e até a seleção da Argentina. O avião que levava a Chapecoense era o único de sua frota em condições de operar.

O piloto do voo, Miguel Quiroga, tinha 36 anos, era casado e pai de três filhos. Ele havia comprado a Lamia de empresários venezuelanos em 2014, ao lado do amigo Marco Rocha Venegas, também piloto. Segundo este último, não há nenhum vínculo entre a companhia atual e a anterior.

Mais Lidas

Confira a programação de esportes na TV desta terça-feira, 23 de abril

Opções incluem eventos de futebol e outras modalidades esportivas em canais abertos e por assinatura







Placar CP desta terça-feira, 23 de abril: confira jogos e resultados das principais competições de futebol

Acompanhe a atualização das competições estaduais, regionais, nacionais, continentais e internacionais

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895