Djokovic salva dois match points contra Federer e conquista Wimbledon
capa

Djokovic salva dois match points contra Federer e conquista Wimbledon

Sérvio precisou de quatro horas e 55 minutos para derrotar o suíço

Por
AFP

Sérvio Novak Djokovic conquistou neste domingo o título de Wimbledon pela quinta vez na carreira

publicidade

O sérvio Novak Djokovic, tenista número 1 do mundo, conquistou neste domingo o título de Wimbledon pela quinta vez na carreira ao derrotar o suíço Roger Federer em cinco sets numa final épica, a mais longa da história dos Grand Slams. Djokovic precisou de quatro horas e 55 minutos para derrotar o suíço, número 3 do mundo, por 7-6 (7/5) 1-6, 7-6 (7/4), 4-6 e 13-12 (7-3), recorrendo pela primeira vez a um tie-break final no 12-12 após a mudanças de regra em Wimbledon.

O sérvio, de 32 anos, precisou salvar dois match points contra para somar seu 16º título de Grand Slam, se aproximando a quatro do recordista na categoria masculina, o próprio Federer, de 37 anos. Djokovic também se aproximou do número de títulos de Grand Slam do espanhol Rafael Nadal, que tem 18. "Acredito que esta foi um das duas ou três maiores vitórias da minha carreira", afirmou o sérvio após erguer o troféu na quadra central do All England Club.

Federer, que não derrota Djokovic em um Grand Slam desde a semifinal de 2012 em Wimbledon, buscava acabar com o domínio do número 1 do mundo no circuito e tentava somar um 9º título em Londres, mas, apesar do esforço, acabou falhando.

"Eu tentarei esquecer" esse jogo, brincou Federer diante do público inglês, que claramente torceu para o suíço durante toda a partida. "Mas foi um grande jogo, foi longo e teve de tudo. Eu não pude dar mais de mim, dei tudo que tinha", analisou Federer, felicitando Djokovic por "uma partida louca".

A final mais longa disputada em Wimbledon até então era a de 2008, quando Federer perdeu em quatro sets para Rafael Nadal após quatro horas e 48 minutos, numa partida considerada uma das melhores da história do tênis.


Foto: Ben Stansall / AFP / CP