Em 1994, Grêmio se torna primeiro bicampeão da Copa do Brasil

Em 1994, Grêmio se torna primeiro bicampeão da Copa do Brasil

Tricolor conquistou competição depois de vencer o Ceará por 1 a 0

Chico Izidro

Na decisão, Grêmio abriu placar com um gol do centroavante Nildo logo aos três minutos de jogo

publicidade

Em 1994, o Grêmio mostrava a sua supremacia na Copa do Brasil ao ser campeão pela segunda vez, vencendo na decisão o Ceará por 1 a 0 no estádio Olímpico, em 10 de agosto. Na partida de ida, 0 a 0 em Fortaleza, três dias antes. A conquista chegou de forma invicta, como no primeiro título, em 1989. Foram seis vitórias e quatro empates, com 13 gols a favor e três contra.

O Tricolor, naquele ano, chegava à quarta final em apenas seis edições do torneio. Obteve dois vices — em 1991, foi batido pelo Criciúma, e em 1993, pelo Cruzeiro. O título de 1994 garantiu o Grêmio na disputa da Libertadores da América do ano seguinte, quando chegaria ao bicampeonato continental.

Para chegar à decisão diante do Ceará, a equipe treinada por Luiz Felipe Scolari eliminou na primeira fase o Criciúma, que ele havia dirigido na conquista de 1991. No primeiro jogo, no Heriberto Hülse, empate em 2 a 2. Na volta, vitória por 2 a 1 em partida realizada no estádio Santa Rosa, em Novo Hamburgo. Nas oitavas de final, o Grêmio despachou o Corinthians, que contava com o meia Marcelinho Carioca e o atacante Casagrande. No Olímpico, vitória tricolor por 2 a 0. No jogo de volta, no Pacaembu, novo empate, agora em 2 a 2. E nas quartas de final, o Grêmio passou pelo Vitória, com 1 a 0 no Olímpico e o mesmo placar na Fonte Nova.

O Vasco, contando com o centroavante Jardel, que no ano seguinte se transformaria num dos maiores ídolos do Grêmio, foi o adversário das semifinais. No Maracanã, empate sem gols. No estádio Olímpico, vitória gremista por 2 a 1. O Ceará, entre outros adversários, passou por times de tradição, como Palmeiras e Inter.

O gol do título gremista foi marcado logo aos 3 minutos do primeiro tempo, através do centroavante Nildo, de cabeça, após escanteio cobrado por Carlos Miguel. O Grêmio jogou a final com Danrlei; Ayupe, Paulão, Agnaldo e Roger; Pingo, Jamir, Émerson e Carlos Miguel (Wallace); Fabinho e Nildo (Carlinhos).

Mais Lidas

Confira a programação de esportes na TV desta terça-feira, 23 de abril

Opções incluem eventos de futebol e outras modalidades esportivas em canais abertos e por assinatura







Placar CP desta terça-feira, 23 de abril: confira jogos e resultados das principais competições de futebol

Acompanhe a atualização das competições estaduais, regionais, nacionais, continentais e internacionais

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895