Equipe masculina de ginástica do Brasil conquista vaga histórica no Rio-2016

Equipe masculina de ginástica do Brasil conquista vaga histórica no Rio-2016

Equipe assegurou classificação no no Mundial de Glasgow, na Escócia

AE

Posição foi obtida no Mundial de Glasgow, na Escócia

publicidade

A equipe brasileira masculina de ginástica fez história nesta segunda-feira ao obter uma inédita classificação olímpica para os Jogos do Rio, em 2016. A vaga foi obtida no Mundial de Glasgow, na Escócia, com o time composto por Arthur Nory Mariano, Arthur Zanetti, Caio Souza, Francisco Barretto Júnior, Lucas Bitencourt e Péricles Silva.

A classificação olímpica foi resultado da sétima colocação obtida pela equipe brasileira na fase qualificatória do Mundial. Além de se garantir no Rio, os brasileiros avançaram à final por equipes ao registrar 349,057 pontos. A disputa das finais está marcada para esta quarta-feira. Também se garantiram na final Japão, China, Grã-Bretanha, Rússia, Estados Unidos, Suíça e Coreia do Sul.

"Esse é o fruto de um grande trabalho que começou há alguns anos. É um momento histórico. Classificar uma equipe inteira sempre foi o nosso sonho. Já perseguimos isso há algum tempo", comemorou o treinador chefe da seleção, Renato Araújo. "Batemos na trave no último ciclo, pois em Londres tivemos três atletas, mas não a equipe completa. Este é o melhor momento da ginástica artística masculina do Brasil".

A vaga é muito comemorada porque amplia as possibilidades de medalha para o Brasil na Olimpíada. Com o lugar na disputa por equipes, a seleção pode ter mais atletas competindo no individual geral ou por aparelhos.

Com a vaga obtida na Escócia, a seleção também festeja o maior tempo para a preparação olímpica. "Temos, agora, pouco mais de nove meses para trabalhar focados na Olimpíada. Se não tivéssemos nos classificados, teríamos que nos organizar para o evento-teste e, só depois disso, começar a trabalhar para os Jogos Olímpicos. Acredito que podemos ter um resultado melhor em 2016 com essa preparação desde já", afirmou o treinador.

No Mundial de Glasgow, o Brasil também será representado na final da barra fixa, pela primeira vez, e no individual geral. Arthur Nory Mariano, terceiro colocado na classificação, competirá na barra fixa e no individual. Neste terá a companhia de Lucas Bitencourt.

Zanetti falha nas argolas

Uma das principais esperanças de medalha para o Brasil no Mundial, Arthur Zanetti decepcionou. Atual campeão olímpico nas argolas, o atleta não rendeu o esperado e acabou eliminado no aparelho sem sequer conseguir a
classificação para a final.

Zanetti se apresentou no último domingo e sua nota ficou bem abaixo do que está acostumado: 15.433 pontos. Para se ter uma ideia, em Londres-2012, quando conquistou o ouro olímpico, ele havia marcado 15.900 pontos. Após a apresentação, o brasileiro inclusive chegou a comentar o rigor dos árbitros.

Depois da apresentação, restava torcer para que a pontuação tivesse sido suficiente para que ele terminasse entre os oito primeiros e avançasse à decisão. Nesta segunda-feira, no entanto, outros ginastas foram melhores do que o brasileiro, conseguiram melhores pontuações e o passaram para trás.

Foi o suficiente para que Zanetti terminasse na nona colocação, bem atrás do líder da fase classificatória, o grego Eleftherios Petrounias, que marcou 15.900 pontos. Resultado bem abaixo do esperado para quem já conquistou três medalhas em Mundiais, sendo duas de prata (Tóquio-2011 e Nanning-2014) e uma de ouro (Antuérpia-2013).

Mais Lidas

Confira a programação de esportes na TV desta terça-feira, 23 de abril

Opções incluem eventos de futebol e outras modalidades esportivas em canais abertos e por assinatura







Placar CP desta terça-feira, 23 de abril: confira jogos e resultados das principais competições de futebol

Acompanhe a atualização das competições estaduais, regionais, nacionais, continentais e internacionais

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895