Eventuais torcedores nos Jogos de Tóquio passarão por controles rigorosos
patrocinado por

Eventuais torcedores nos Jogos de Tóquio passarão por controles rigorosos

Espectadores não poderão consumir alimentos ou bebidas alcoólicas, assim como não poderão incentivar os atletas, destaca o jornal

AFP

Em junho, os organizadores devem anunciar a decisão sobre a presença ou não de espectadores que moram no Japão nos locais de competição e o eventual limite de capacidade

publicidade

Os eventuais torcedores locais dos Jogos Olímpicos de Tóquio, que acontecerão de 23 de julho a 8 de agosto, serão obrigados a apresentar um teste de Covid-19 negativo ou um certificado de vacinação, informa o jornal conservador japonês Yomiuri. Além disso, os espectadores não poderão consumir alimentos ou bebidas alcoólicas, assim como não poderão incentivar os atletas, destaca o jornal, ao noticiar um plano que está sendo examinado pelo governo, segundo uma fonte oficial que pediu anonimato.

Em março, o comitê organizador dos Jogos vetou a presença de torcedores procedentes do exterior, algo inédito na história do movimento olímpico. Em junho, os organizadores devem anunciar a decisão sobre a presença ou não de espectadores que moram no Japão nos locais de competição e o eventual limite de capacidade.

Se o público local for autorizado, um serviço de segurança vai monitorar o comportamento dos torcedores, que poderão ser expulsos caso não respeitem as regras, informou o Yomiuri. "Este plano tem como objetivo deter a propagação de contágios durante os Jogos com medidas rígidas", afirma o jornal.

Neste contexto, os espectadores terão a obrigação de apresentar um certificado de vacinação ou um teste negativo realizado durante a semana anterior a seu acesso ao local de competição. Também serão obrigados a usar máscaras e a preencher fichas de controle sanitário, segundo o jornal.

Até o momento, apenas 2,5% da população japonesa (125 milhões de pessoas) recebeu duas doses da vacina anticovid. O governo japonês é muito criticado pela lentidão do programa de vacinação, o que contribui para o clima anti-olímpico.

Uma nova pesquisa feita em todo o Japão pelo jornal Nikkei mostra que 62% dos entrevistados desejam o cancelamento ou adiamento dos Jogos Olímpicos, enquanto 34% são favoráveis à realização do evento na data prevista.

Em Tóquio as opiniões são mais equilibradas, pois segundo uma pesquisa de opinião do jornal Yomiuri 49% dos moradores da capital desejam os Jogos Olímpicos e 48% querem o cancelamento. Além disso, 25% dos entrevistados afirmaram que desejam o evento com um número limitado de espectadores, enquanto 24% defenderam Jogos sem a presença de torcedores.

Veja Também


publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895