Federer conquista o Masters de Xangai, o 81º título da carreira

Federer conquista o Masters de Xangai, o 81º título da carreira

Tenista derrotou o francês Gilles Simon por 2 sets a 0

AFP

Federer conquista o Masters de Xangai, 81º título da carreira

publicidade

O suíço Roger Federer conquistou neste domingo o Masters 1000 de Xangai ao derrotar na final o francês Gilles Simon por 2-0, com parciais de 7-6 (8/6) e 7-6 (7/2). Este é 81º título da carreira do suíço, o 23º Masters, segundo neste ano, após Xangai e Cincinnati. "É um prestígio incrível vencer este torneio, principalmente por ser meu primeiro título aqui, é um sentimento agradável. Estou muito feliz com meu jogo", declarou Federer após a partida. 

A excelente temporada do tenista de 33 anos valerá à lenda suíça, a partir de segunda-feira, o segundo lugar no ranking da ATP, no qual ultrapassará o espanhol Rafael Nadal, que cai para terceiro. Esta foi a vitória de número 61 de Federer na temporada, contra 45 em 2013, ano em que o suíço não conseguiu ser o tenista dominante de sempre em função de uma lesão nas costas.

Simon, de 29 anos, disputava a segunda final de um Masters 1000 depois da derrota em 2008 em Madri para o escocês Andy Murray. A surpreendente atuação em Xangai permitirá ao francês voltar ao Top-20, subindo para o 18º lugar na nova lista mundial. "Ele aproveitou melhor as oportunidades que teve. Foi uma partida muita equilibrada, tive um 'set point' no primeiro set e outro no segundo. São pontos decisivos e ele os jogou melhor. Federer jogou muito bem a partida toda e é por isso que ele venceu", resumiu o tenista de Nice, no sul da França.

O francês, após um bom início de jogo, sucumbiu no final do primeiro set ao cometer uma dupla falta e vários erros não forçados, permitindo a Federer empatar em 5 a 5. No tie-break, Federer usou da maior experiência e sangue frio para vencer por 8 a 6, fechando com uma linda 'passada' de esquerda.

Mesmo atrás no placar, Simon, que precisou de atendimento médico por causa de dores na coxa, não se abalou e continuou jogando de igual para igual com Federer. O francês chegou a ter um set point no segundo set, mas, novamente, os erros não forçados deram a vitória ao suíço, que atropelou no tie-break decisivo, vencendo por 7 a 2 e garantindo mais um troféu para a vasta coleção.

Bookmark and Share

Mais Lidas

Confira a programação de esportes na TV desta terça-feira, 23 de abril

Opções incluem eventos de futebol e outras modalidades esportivas em canais abertos e por assinatura







Placar CP desta terça-feira, 23 de abril: confira jogos e resultados das principais competições de futebol

Acompanhe a atualização das competições estaduais, regionais, nacionais, continentais e internacionais

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895