FIA anuncia a saída de Michael Masi como diretor de provas da Fórmula 1

FIA anuncia a saída de Michael Masi como diretor de provas da Fórmula 1

O australiano, que ocupava o cargo de gestão desde 2019, protagonizou decisões polêmicas ao longo da temporada de 2021

AE

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A Federação Internacional do Automobilismo (FIA) anunciou nesta quinta-feira que Michael Masi não é mais diretor de provas da entidade. O australiano, que ocupava o cargo de gestão na Fórmula 1 desde 2019, após a morte do diretor Charlie Whiting, protagonizou decisões polêmicas ao longo da temporada de 2021, incluindo o não-cumprimento dos regulamentos esportivos na decisão do campeonato, no GP de Abu Dabi.

Em comunicado oficial, o novo presidente da entidade, Mohammed Ben Sulayem, confirmou que teve amplo apoio do CEO da Fórmula 1, o italiano Stefano Domenicali, e as equipes. Agora, Niels Wittich e Eduardo Freitas vão se alternar no posto, com assistência de Herbie Blash. Já o australiano terá um novo cargo interno.

"Sem os comissários, não há esporte. Respeito e apoio aos árbitros é a essência da FIA, por isso essas mudanças estruturais são cruciais. Agradeço de coração a todos aqueles que contribuíram para esta reforma, que nos permitirão iniciar 2022 nas melhores condições e nosso esporte será ainda mais amado e respeitado", declarou Ben Sulayem.

Masi gerou polêmica por conta das decisões no GP de Abu Dabi de 2021, que deu o título da Fórmula 1 para o holandês Max Verstappen. Na ocasião, o piloto da Red Bull era segundo colocado, atrás do inglês Lewis Hamilton, da Mercedes, mas a situação mudou após o acidente do canadense Nicholas Latifi, da Williams, com cinco voltas para o final da prova. Antes da relargada, no último giro da corrida, o diretor optou por remover apenas os retardatários que estavam entre os candidatos ao título em vez de liberar todos ou nenhum, como diz o regulamento.

Com o duelo direto criado para a última volta, Verstappen ultrapassou Hamilton e conquistou o primeiro título mundial na Fórmula 1. A Mercedes chegou a entrar com um protesto por conta da decisão, que acabou negado. Na última segunda-feira, as 10 equipes se reuniram com o presidente da FIA para debater o tema. Apesar do silêncio após o encontro, a entidade citou que medidas seriam tomadas nos dias seguintes.

"Durante o encontro da Comissão da F-1 em Londres, eu apresentei parte do meu plano de avanço da arbitragem da Fórmula 1. Tirando conclusões da análise detalhada dos eventos do último GP de Abu Dabi e da temporada 2021, propus uma reforma profunda da organização da direção de corrida", comentou Ben Sulayem no vídeo divulgado pela FIA.

Ben Sulayem também anunciou outras mudanças que entrarão em prática na temporada 2022. Uma delas é a adoção de uma sala virtual de controle de corrida, em um escritório da FIA fora dos circuitos, semelhantemente ao sistema de arbitragem virtual (VAR) do futebol. O intuito é auxiliar a direção de prova na tomada de decisões coerentes ao regulamento.

A entidade também vai restringir as comunicações de rádios das equipes para resguardar a direção de prova de pressões externas, prática que se tornou comum em 2021, sobretudo com a Red Bull e Mercedes, protagonistas da disputa pelo título.

Para finalizar o pacote de medidas, o presidente da FIA citou que os procedimentos em relação ao "safety-car" (carro de segurança) serão revistos pelo conselho da Fórmula 1 e apresentados na próxima reunião, que acontecerá antes do início da temporada 2022, em março.


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