FIA multa Ferrari e leva polêmica ao Conselho Mundial

FIA multa Ferrari e leva polêmica ao Conselho Mundial

Escuderia ordenou que brasileiro deixasse o espanhol passar na Alemanha

AE

FIA revelou que o caso envolvendo Ferrari, Massa e Alonso será avaliado pelo Conselho Mundial

publicidade

A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) anunciou neste domingo que decidiu multar a Ferrari em US$ 100 mil por ter ordenado o brasileiro Felipe Massa a ceder a liderança do GP da Alemanha, no circuito de Hockenheim, ao espanhol Fernando Alonso. As ordens de equipe são proibidas na Fórmula 1 e a escuderia italiana violou essa regra.

A entidade, porém, descartou alterar o resultado da prova. No entanto, através de nota oficial, a FIA revelou que o caso envolvendo Ferrari, Massa e Alonso será avaliado pelo Conselho Mundial. A data do julgamento ainda não foi definida pela federação.

De acordo com o regulamento da FIA, a Ferrari violou o artigo 39.1. "Ordens de times que interfiram no resultado de uma corrida são proibidas". As ordens de equipe foram proibidas na Fórmula 1 depois do GP da Áustria de 2002, quando Rubens Barrichello cedeu a liderança para Michael Schumacher na volta final. Na época, os dois pilotos estavam na Ferrari.

O GP da Alemanha foi vencido por Alonso, que ultrapassou Massa após comunicação, via rádio, de Rob Smedley, engenheiro de provas do brasileiro. "Fernando é mais rápido do que você. Você entendeu a mensagem?". Na volta seguinte, Massa reduziu a velocidade do seu carro e cedeu a liderança para o espanhol.

Mais Lidas

Confira a programação de esportes na TV desta terça-feira, 23 de abril

Opções incluem eventos de futebol e outras modalidades esportivas em canais abertos e por assinatura







Placar CP desta terça-feira, 23 de abril: confira jogos e resultados das principais competições de futebol

Acompanhe a atualização das competições estaduais, regionais, nacionais, continentais e internacionais

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895