Fifa abre investigação contra Blatter e Valcke

Fifa abre investigação contra Blatter e Valcke

Grupo é investigado por ter obtido através de contratos e subornos US$ 80 milhões

AFP

Punição mais comum para devedores é o impedimento de registro de novos jogadores

publicidade

A Federação Internacional de Futebol (Fifa), que revelou em junho que Joseph Blatter, ex-presidente da entidade, e seus antigos colaboradores, Jerome Valcke e Markus Kattner repartiram 80 milhões de dólares, anunciou nesta sexta-feira ter aberto uma investigação contra os ex-dirigentes esportivos.

Segundo a Fifa, os três dividiram o dinheiro obtido através de contratos e subornos ao longo dos últimos cinco anos. A instância suprema do futebol indicou, em junho, que repassou essa informação à justiça suíça e que faria a mesma coisa com a americana.

Nesta sexta, a câmara de instrução da Comissão de Ética da Fifa anunciou ter aberto a investigação contra os três acusados de conflito de interesses e corrupção. Blatter foi suspenso por oito anos pela Comissão de Ética da FIFA pelo controvertido pagamento de 1,8 milhão de euros em 2011 a Michel Platini por um trabalho de assessoria sem contrato por escrito. A punição foi reduzida a seis anos.

Valcke foi demitido da Federação por envolvimento na venda de entradas para o Mundial 2014, e suspenso por 12 anos de qualquer atividade ligada ao futebol, tempo reduzido para dez anos após recurso.

Mais Lidas

Confira a programação de esportes na TV desta terça-feira, 23 de abril

Opções incluem eventos de futebol e outras modalidades esportivas em canais abertos e por assinatura







Placar CP desta terça-feira, 23 de abril: confira jogos e resultados das principais competições de futebol

Acompanhe a atualização das competições estaduais, regionais, nacionais, continentais e internacionais

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895