Fifa anuncia afastamento de Jérôme Valcke

Fifa anuncia afastamento de Jérôme Valcke

Em nota oficial, entidade afirma que tomou conhecimento de uma série de denúncias

Correio do Povo

Em nota oficial, entidade afirma que tomou conhecimento de uma série de denúncias

publicidade

A Fifa publicou na sua página, uma nota oficial anunciando o afastamento imediato do secretário-geral Jérôme Valcke por ter tomado conhecimento de uma “série de denúncias” envolvendo o cartola. Segundo o comunicado, o responsável por coordenar a preparação para as Copas do Mundo foi colocado em licença e liberado de suas funções. Além disso, o Comitê de Ética fará uma investigação formal das denúncias.

Leia mais sobre a Crise na Fifa

Segundo reportagem do Estadão, Valcke fechou acordos para ficar com 50% do lucro da venda de ingressos da Copa do Mundo de 2014, realizada no Brasil. Com a comercialização das entradas, o ex-secretário-geral ainda tinha um ágio de 200% nos valores dos bilhetes e que envolveria cerca de 2 milhões de euros apenas para o dirigente.

O jornal paulista teve acesso as e-mails que comprovam o esquema. As acusações foram feitas por Benny Alon, que atua com a Fifa desde 1990. Sua empresa, a JB Marketing, ainda apontou o desaparecimento de 8,3 mil entradas.

O empresário revelou ainda que ficou sabendo através de Valcke que o Catar seria a sede da Copa do Mundo de 2022 oito meses antes do anúncio oficial, em abril, em cerimônia realizada dezembro de 2010. Alon esperava poder vender bilhetes até a competição, desde que ela fosse realizada nos Estados Unidos, o que não ocorreu.

O proprietário da JB Marketing ainda acusou Haruyuki Takahashi, da empresa ISE, de ter solicitado 2 milhões de euros para dar um presente ao presidente da Fifa, Joseph Blatter.

No momento em que estourou o mega-escândalo de corrupção da Fifa, em maio, Valcke chegou a ser acusado de transferir 10 milhões de euros em contas de Jack Warner, ex-presidente da Concacaf, como retribuição da África do Sul por ter sido escolhida para sediar a Copa do Mundo de 2010.

O francês negou as acusações, alegando que o dinheiro era destinado a programas de desenvolvimento do futebol no Caribe.

Em março de 2012, o dirigente protagonizou uma enorme polêmica no Brasil com a declaração polêmica do "chute no traseiro", que desencadeou várias reações políticas no país e levou o presidente da Fifa, Joseph Blatter a visitar a Dilma Rousseff em Brasília para colocar panos quentes.


Mais Lidas

Confira a programação de esportes na TV desta terça-feira, 23 de abril

Opções incluem eventos de futebol e outras modalidades esportivas em canais abertos e por assinatura







Placar CP desta terça-feira, 23 de abril: confira jogos e resultados das principais competições de futebol

Acompanhe a atualização das competições estaduais, regionais, nacionais, continentais e internacionais

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895