Gerações distintas diante da dupla Gre-Nal na semifinal do Gauchão

Gerações distintas diante da dupla Gre-Nal na semifinal do Gauchão

Thiago Carvalho, do Caxias, e Luizinho Vieira, do Ypiranga, têm idades diferentes, mas reúnem qualidades semelhantes

João Paulo Fontoura

publicidade

As duas melhores equipes do Interior, além de enfrentarem de igual para a igual a dupla Gre-Nal até aqui, têm nos seus treinadores o esteio do trabalho. Tanto Luizinho Vieira, no Ypiranga, quanto Thiago Carvalho, no Caxias, vão para o segundo ano à frente das equipes, o que por si só significa convicção de quem os comanda. De diferentes gerações, ambos ex-jogadores, gozam de prestígio às vésperas de poder fazer história no Campeonato Gaúcho.

Aos 51 anos, o catarinense Luizinho começou no Criciúma, onde ajudou na revelação de atletas como Roger Guedes, hoje destaque no Corinthians. Rodado, salvou o Tubarão-SC do rebaixamento no estadual em 2019 e lá deixou uma pista do que se vê hoje. “Não é por acaso que todas as equipes dele têm padrão de jogo, são extremamente competitivas. Competente na formação do grupo, ainda não trabalhou em um grande clube. Tem que ser inteligente e criativo para montar elencos", afirma Julio Rondinelli, executivo do Água Santa, que trabalhou junto com Luizinho no Tubarão. “Nosso treinador e os analistas viram que a vitória do Ypiranga contra o Bragantino servia de base como neutralizar os pontos fortes do time deles”, revela, referindo-se ao jogo pela Copa do Brasil. No Colosso da Lagoa, elogios é o que não faltam também. "É uma pessoa fantástica. Extremamente otimista e não vê dificuldade em nada. Deixa o ambiente leve e com uma energia que deixa todo mundo com vontade de estar aqui", complementa Fárnei Coelho, executivo do Canarinho. 

Na Serra, o goiano Thiago Carvalho, desde que assumiu o Caxias, mostra resultado no segundo clube que dirige. Após o título da Série D pelo Aparecidense em 2019, onde iniciou a carreira, bateu na trave no acesso à Série C no ano passado. Aos 34 anos, o ex-zagueiro remontou um grupo com 21 jogadores diferentes para 2023. “O Thiago é um treinador da nova geração que tem o entendimento muito peculiar, com modelo de jogo moderno e que faz o time entender isso. À medida que os jogadores entendem, o coletivo e a individualidade aparecem”, observa Marcelo Segurado, executivo do Caxias. Para o terceiro jogo no ano contra o Inter, ao contrário dos anteriores empatados, alguém irá comemorar no fim. "O professor Thiago vem falando para a gente, mesmo levando ou fazendo gol, temos que manter a tranquilidade do jogo", adianta o centroavante Eron. 

O Ypiranga realiza, na sexta-feira, o último treino antes de encarar o Grêmio, no sábado. O Caxias realiza ainda dois na Serra e, no sábado, desloca-se para a Capital. Em sorteio na FGF nesta quinta-feira, ficou definida a escala de arbitragem: Douglas Silva irá apitar a partida da Arena e Rafael Klein será o responsável no Beira-Rio.


Mais Lidas

Confira a programação de esportes na TV desta terça-feira, 23 de abril

Opções incluem eventos de futebol e outras modalidades esportivas em canais abertos e por assinatura







Placar CP desta terça-feira, 23 de abril: confira jogos e resultados das principais competições de futebol

Acompanhe a atualização das competições estaduais, regionais, nacionais, continentais e internacionais

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895