Grêmio e Inter medem forças no primeiro Gre-Nal de 2023

Grêmio e Inter medem forças no primeiro Gre-Nal de 2023

Clássico acontece neste domingo, às 20h, na Arena

Fabricio Falkowski e Mauri Dorneles

Suárez e Pedro Henrique são as esperanças de gol no Gre-Nal 438

publicidade

Do ponto de vista da competição propriamente dita, o jogo deste domingo entre Grêmio e Inter vale muito pouco. Mas essa não é uma premissa válida considerando que estamos diante de um Gre-Nal. O maior clássico dos gaúchos, independentemente de suas implicações práticas na tabela do Campeonato Gaúcho, vale muito e sempre. Por isso, Renato Portaluppi, pelos gremistas, e Mano Menezes, pelo lado colorado, cercaram-se de cuidados e aguardam com alguma impaciência que a bola comece a rolar sobre o gramado da Arena, a partir das 20h.

Gauchão 2023: acompanhe o pré-jogo do Gre-Nal 438 em tempo real

Experientes, os dois técnicos sabem que as consequências de uma derrota em Gre-Nal são sempre graves. "Gre-Nal é maior que a própria competição, às vezes. E é assim que encaramos este jogo", enfatizou Mano Menezes, em sua mais recente entrevista, após a vitória sobre o Aimoré, sábado passado, que foi a terceira consecutiva. “Na minha opinião, não tem nenhuma equipe jogando mais que o Inter neste Gauchão”, disse o técnico, em outra oportunidade.

Renato concorda. Na sexta-feira, ele falou com a imprensa e fez questão de empurrar qualquer resquício de favoritismo para o lado vermelho − o que, aliás, é uma tática recorrente quando o assunto é Gre-Nal. "O que eu não entendo é que na hora de montar as seleções do Gauchão, estão colocando sete jogadores do Inter e só quatro do Grêmio. Não tenho nada contra isso, mas se o Grêmio é o favorito, como nas seleções têm mais jogadores do Inter?", perguntou Renato, provocativo. 

Mano aposta no conjunto e na base construída nos últimos meses, principalmente na reta final do último Campeonato Brasileiro. Ele conseguiu encontrar uma forma para o time jogar, azeitou o sistema e chegou à segunda posição do Brasileirão. Neste ano, conservou todos os titulares e agregou mais alguns reforços. Mas o teste mais duro até aqui no ano será justamente diante do Grêmio neste domingo.

Além disso, ele acredita na excelente fase de Pedro Henrique, que foi improvisado como centroavante no início do Gauchão e não decepcionou. Apesar de não ser exatamente da posição, PH é o artilheiro da competição com oito gols. Para completar, há Luiz Adriano, que pode ser uma arma importante no decorrer do jogo. 

Renato, por seu lado, conta com Suárez, quinto maior artilheiro em atividade no futebol mundial. Contratado no início do ano, ele jogará pela primeira vez o clássico. “É muito importante ter no grupo jogadores campeões e o Luiz engrandece o Grêmio. Ele está acostumado a esse tipo de jogos. Esperamos que ele acorde com o pé direito e possa nos ajudar”, disse Renato Portaluppi. 

Suárez esbanja confiança. Em entrevista à Revista Placar, ele tratou de serenar a torcida gremista: “Já joguei muitos clássicos e que fiquem tranquilos os torcedores do Grêmio porque em todos os clássicos que joguei, em todos fiz gols. É uma responsabilidade que preciso assumir aqui também”, destacou o uruguaio, que ao todo acumula 26 gols e 11 assistências em 40 clássicos na carreira. 

Poucas brechas para fomentar o mistério

Há ingredientes sempre presentes em um Gre-Nal, independentemente de quando ou como ele acontece. Um deles é o mistério. E tanto Renato Portaluppi quanto Mano Menezes não pretendem abrir mão dele no clássico número 436. Os dois treinadores aparentemente têm pouco espaço para surpresas, mas guardam algumas cartas na manga. 

Mano Menezes gastou toda a semana trabalhando a equipe. Os treinos foram fechados, mas é improvável que ele faça mudanças drásticas no time considerado titular desde a reta final do Brasileirão, no ano passado. Em tese, ele poderia fazer duas alterações, ambas inverossímeis e contraditórias entre si. A primeira seria reforçar a marcação no meio-campo com a entrada de Baralhas no lugar de um meia. Outra possibilidade seria começar o Gre-Nal com Luiz Adriano, destaque dos treinos da semana, como centroavante. Ou seja, robustecendo o setor ofensivo. Em ambos os casos, o sacrificado seria Maurício.

Alan Patrick, de todo modo, está confirmado no time. Ele transformou-se em pouco tempo no principal jogador do meio-campo e é um dos raros que tem experiência no Gre-Nal. Ele jogou o clássico, e marcou gol, em sua primeira passagem pelo Inter, em 2014. “É um jogo gostoso de se jogar, que todo o jogador que atua em alto nível e que veste essa camisa sonha em jogar. Já tive oportunidade de disputar Gre-Nal. Porém, retornando ao futebol brasileiro, é a primeira oportunidade que tenho. Estou um pouco ansioso, mas estou muito confiante que nossa equipe está preparada pra chegar lá e fazer um grande jogo diante do nosso maior rival”, afirmou Alan Patrick, que deve ser o capitão colorado no jogo.

Renato Portaluppi, por sua vez, teve jogo pela Copa do Brasil durante a semana. Além de enfrentar o Campinense, o Grêmio foi e voltou de Brasília. Perdeu tempo para treinar e cansou. Com força máxima e todos os jogadores previstos à disposição, o treinador terá que escolher entre os dois esquemas recentes: com ou sem pontas de origem. Nos últimos dois jogos, a estratégia com Bitello e Vina abertos pelos lados deu certo. O esquema mais preenchido com os meias compete com o de pontas, com o retorno do titular Ferreira à equipe. "Muita gente ficou na cabeça que o plano A seria um time e o B um time mesclado. De maneira alguma. Nós temos o plano A que é um time, o plano B é outro, mas independe do adversário. Tenho ainda uma ou duas dúvidas na cabeça. O importante é termos os dois planos para ter alternativas caso um não funcione, para modificar", explicou o treinador.

A tendência é que Renato continue utilizando o desenho mais recente, ainda que tenha passado por poucos jogos para ser colocado mais à prova. No entanto, não é um problema para o treinador que o vê o time “bem testado”. A outra novidade da nova formação é a manutenção do goleiro Adriel.

Gauchão 2023 - 10ª rodada

Grêmio
Adriel; João Pedro, Bruno Alves, Kannemann e Reinaldo; Carballo, Pepê, Bitello, Cristaldo e Vina (Ferreira); Suárez. Técnico: Renato Portaluppi. 

Inter
Keiller; Bustos, Vitão, Mercado e Renê; Johnny, Carlos de Pena, Maurício (Baralhas) e Alan Patrick; Wanderson e Pedro Henrique. Técnico: Mano Menezes.

Árbitro: Leandro Vuaden (RS)
Assistentes: Rafael da Silva Alves e Mauricio Coelho Silva Penna (RS)
VAR: Daniel Nobre Bins (RS)
Data e hora: 5 de março de 2023, domingo, às 20h
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)


Mais Lidas

Confira a programação de esportes na TV desta terça-feira, 23 de abril

Opções incluem eventos de futebol e outras modalidades esportivas em canais abertos e por assinatura







Placar CP desta terça-feira, 23 de abril: confira jogos e resultados das principais competições de futebol

Acompanhe a atualização das competições estaduais, regionais, nacionais, continentais e internacionais

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895