Grêmio x Inter: 5 perguntas para desvendar o Gre-Nal, com os jornalistas de CP e Rádio Guaíba

Grêmio x Inter: 5 perguntas para desvendar o Gre-Nal, com os jornalistas de CP e Rádio Guaíba

Colorados e Tricolores irão medir forças pela primeira vez no ano no próximo domingo

Correio do Povo

Colorado aposta na força do Beira-Rio para fazer valer o fator local

publicidade

O clássico Gre-Nal 441 da primeira fase do Gauchão marca o primeiro confronto entre Inter e Grêmio na atual temporada; e a expectativa reina para ambas torcidas. Comparando o momento atual de colorados e tricolores, as equipes de esportes do Correio do Povo e da Rádio Guaíba responderam cinco perguntas sobre o duelo do próximo domingo no estádio Beira-Rio.

1. Quem é o favorito para o Gre-Nal?

  • Colunista Hiltor Mombach: O Inter é o favorito. É um time montado no ano passado, está mais entrosado e possui melhores peças.
  • Editor de esportes, Carlos Corrêa: Há uma semana, o Inter era mais favorito do que hoje. No entanto, ainda que o Grêmio tenha ganho boas alternativas, o melhor entrosamento ainda faz, teoricamente, a diferença a favor do Inter.
  • Editor de esportes, João Paulo Fontoura: Pelo jogo não ter um caráter decisivo, o Inter. Portanto, a pressão de anos por uma conquista significativa arrefece nesse momento. Os demais fatores também favorecem o time de Coudet: maior qualidade, maior entrosamento, maior sede, melhor momento e fator local.
  • Setorista do Grêmio, Lucas Mello: O Inter é o favorito para o Gre-Nal 441. Com uma base mantida do ano passado, somando a reforços pontuais de qualidade, o Colorado chega mais pronto para o clássico. Enquanto o Grêmio perdeu Suárez e tenta formar uma equipe mais forte com os reforços que chegaram nas duas últimas semanas.
  • Setorista do Inter, Fabricio Falkowski: Inter.
  • Repórter Lucas Keske: O favorito para o Gre-Nal 441 é, com folga, o Inter. De início, o time comandado por Coudet tem ao seu lado o fator casa. Mas a principal das vantagens é a base que foi mantida do ano passado, e que foi complementada com grandes jogadores na janela. Enquanto isso, o Grêmio já chega à partida sob desconfiança. O Tricolor, com menos pressão, pode transformar a descrença em combustível, mas vai precisar que o bom time colorado dê uma ajuda para isso.
  • Coordenador de esportes da Rádio Guaíba, Cristiano Oliveira: O Inter está mais organizado, investiu mais, tem elenco melhor e joga em casa. É o favorito óbvio. Qualquer tentativa de transformar o Grêmio em favorito é vacina vermelha.
  • Comentarista da Rádio Guaíba, Carlos Guimarães: Inter.

2. O que de fato está em jogo no clássico?

  • Colunista Hiltor Mombach: Pouca coisa. Basicamente a liderança da fase de classificação.
  • Editor de esportes, Carlos Corrêa: Salvo uma improvável goleada, é mais um Gre-Nal entre tantos, por mais que nunca seja apenas um Gre-Nal. Na prática, para além da vantagem de decidir as fases seguintes em casa, está em jogo fugir do Juventude nas semifinais ao que tudo indica.
  • Editor de esportes, João Paulo Fontoura: A rigor, fatores menores do que a pontuação em si. O ambiente pós resultado de Gre-Nal sempre impacta o vestiário, sendo ele positivo ou negativo. Na sequência o Inter tem um jogo traiçoeiro na Copa do Brasil. O Grêmio tem a Recopa, de exigência menor. Ter um bom ambiente pelos próximos semanas é importante. Como a contagem dos pontos permanece na fase eliminatória, qualquer distância adquirida domingo é alcancável até um em eventual reencontro.
  • Setorista do Grêmio, Lucas Mello: Pouca coisa, além da rivalidade Gre-Nal. O clássico vai definir quem vai terminar em primeiro na fase classificatória.
  • Setorista do Inter, Fabricio Falkowski: Para o Inter, é fundamental, pois faz parte do projeto de voltar a ganhar o Gauchão. Vencendo o clássico, leva uma vantagem importante para as próximas fases.
  • Repórter Lucas Keske: A partida pode ajudar a decidir a história recente do confronto. Um resultado favorável ao Grêmio ajudaria na busca pelo sétimo título seguido; tanto pela liderança desta fase que pode ajudar o tricolor a decidir o campeonato em casa, quanto pela possibilidade de elevar a moral dos jogadores. No lado colorado, pode colocar o time de volta ao páreo estadual nesta década.
  • Coordenador de esportes da Rádio Guaíba, Cristiano Oliveira: A rigor, moral e a vantagem de decidir os mata-matas em casa.
  • Comentarista da Rádio Guaíba, Carlos Guimarães: Eu sei que a opinião pública em geral considera o Grenal um campeonato à parte, mas tenho uma opinião diferente, que pode até parecer minimizar a importância do jogo. É um Grenal de fase classificatória de Gauchão. Entre todos os Grenais possíveis no ano, é o que vale menos. O que está em jogo, na prática, é a disputa por jogar os mata-matas em casa. A rigor, é isso. Em termos de competição, vale por ser, para os dois, o primeiro parâmetro real que ambos vão encontrar na temporada. Nenhum pegou um adversário tão forte até agora.

3. Qual time do Inter você escalaria no Gre-Nal?

  • Colunista Hiltor Mombach: Anthoni; Bustos, Mercado, Vitão e Renê; Bruno Henrique e Aránguiz; Alan Patrick; Maurício, Valencia e Wanderson.
  • Editor de esportes, Carlos Corrêa: Anthoni, Bustos, Mercado, Vitão e Renê; Aránguiz, Bruno Henrique, Maurício e Wanderson; Alan Patrick e Valencia.
  • Editor de esportes, João Paulo Fontoura: Anthoni, Bustos, Vitão, Mercado e Renê; Aranguíz, Bruno Henrique, Maurício e Alan Patrick; Wanderson e Valencia.
  • Setorista do Grêmio, Lucas Mello: Anthoni; Bustos, Vitão, Mercado e Renê; Aránguiz, Bruno Henrique, Maurício e Wanderson; Alan Patrick e Enner Valencia.
  • Setorista do Inter, Fabricio Falkowski: Anthoni, Bustos, Vitão, Mercado e Renê, Aránguiz, Bruno Henrique, Maurício, Wanderson, Alan Patrick e Valencia.
  • Repórter Lucas Keske: Rochet; Bustos, Vitão, Mercado e Renê; Aránguiz, Bruno Henrique, Maurício e Wanderson; Alan Patrick e Enner Valencia.
  • Coordenador de esportes da Rádio Guaíba, Cristiano Oliveira: Rochet; Bustos, Vitão, Robert Renan e Renê; Aránguiz, Bruno Henrique, Maurício e Wanderson; Alan Patrick e Enner Valencia. Gosto da ideia de Maurício retornar ao time titular. Alario sai. E na defesa, Robert Renan me parece o melhor zagueiro à disposição no Beira-Rio. Não pode ficar fora.
  • Comentarista da Rádio Guaíba, Carlos Guimarães: Rochet (se tiver condições); Bustos, Vitão, Robert Renan e Renê; Aranguiz; Bruno Henrique, Maurício, Wanderson; Alan Patrick, Enner Valencia.

4. Qual time do Grêmio você escalaria no Gre-Nal?

  • Colunista Hiltor Mombach: Marchesin; João Pedro, Geromel, Kannemman e Reinaldo; Du Queiroz, Villasanti e Pepê; Pavon, Diego Costa e Gustavo Nunes.
  • Editor de esportes, Carlos Corrêa: Marchesin; João Pedro, Geromel, Kannemann e Reinaldo; Villasanti, Du Queiroz, Pepê e Cristaldo; Pavón e Diego Costa.
  • Editor de esportes, João Paulo Fontoura: Marchesín, João Pedro, Geromel, Kannemann e Reinaldo; Villasanti, Pepê e Du Queiroz; Pavón, André Henrique e Gustavo Nunes
  • Setorista do Grêmio, Lucas Mello: Marchesín; João Pedro, Geromel, Kannemann e Reinaldo; Villasanti, Du Queiroz e Pepê; Pavón, Gustavo Nunes e Diego Costa.
  • Setorista do Inter, Fabricio Falkowski: Marchezin, João Pedro, Kannemann, Geromel e Reinaldo, Villasanti, Du Queiroz, Pepê; Pavon, JP Galvão e Nathan Fernandes.
  • Repórter Lucas Keske: Marchesín; João Pedro, Geromel, Kannemann e Reinaldo; Villasanti, Du Queiroz e Pepê; Pavón, Gustavo Nunes e Diego Costa.
  • Coordenador de esportes da Rádio Guaíba, Cristiano Oliveira: Marchesín; João Pedro, Geromel, Kannemann e Reinaldo; Du Queiroz, Villasanti, Pavón, Cristaldo e Gustavo Nunes; João Pedro Galvão. O Grêmio precisa preencher o meio-campo e dar intensidade ao setor, por isso abriria mão de Pepê em nome de Du Queiroz, um parceiro de marcação para Villasanti.
  • Comentarista da Rádio Guaíba, Carlos Guimarães: Marchesin; João Pedro, Gustavo Martins, Kannemann, Reinaldo; Villasanti, Du Queiroz, Cristaldo; Pavon, Gustavo Nunes, Diego Costa (se tiver condições).

5. Qual time tem mais alternativas para mudar a partida?

  • Colunista Hiltor Mombach: O Inter tem mais banco, com peças como Hyoran e Alario, principalmente.
  • Editor de esportes, Carlos Corrêa: Vai depender muito de como os times começarem. Se o Grêmio não começar com dois jogadores abertos desde o início, tem mais peças para tornar o time ofensivo depois, com Gustavo Nunes e Nathan Fernandes, por exemplo. Já o Inter tem boas peças de reposição em termos de qualidade, mas sem tanta velocidade, como recuar Alan Patrick e colocar um segundo atacante mais avançado junto de Valencia.
  • Editor de esportes, João Paulo Fontoura: Para mudar, pressupõe-se ofensivamente e o Coudet tem um leque maior de qualidade e características em relação a Renato. Experiência com Luis Adriano e Alario, vitalidade com Lucca e até o imponderável que volta e meia aparece em clássico. Nesse caso seria com o rápido Wesley, um dos possíveis estreantes. Para reagir a um eventual resultado negativo, as duas melhores opções do Grêmio padecem de melhores condições. Nathan Fernandes volta de lesão e Diego Costa não joga desde dezembro.
  • Setorista do Grêmio, Lucas Mello: O Inter tem um leque melhor de alternativas, principalmente se precisar mudar o time para buscar a vitória. Alario e Lucca são as principais alternativas no ataque. Wesley, que pode vir a estrear, é outra possibilidade. Pelo lado Tricolor, Cristaldo e Nathan Fernandes poderiam ser os jogadores para mudarem o jogo.
  • Setorista do Inter, Fabricio Falkowski: O Inter tem um time melhor e também melhores alternativas no banco. Se precisar, Coudet pode lançar mão de Lucas Alario, no caso de ficar na reserva, Lucca e Wesley, que ainda não estreou. Hyoran também mostrou qualidade nesta temporada. O Grêmio, por sua vez, pode ter Diego Costa, que ainda não tem as melhores condições físicas, Gustavo Nunes, que é jovem mas mostrou muito potencial, e Cristaldo.
  • Repórter Lucas Keske: O Inter tem mais alternativas no banco de reservas, com destaque para o ataque. Jogadores como Lucca, Alario e poderiam entrar na partida sem abaixar o nível do ataque. Esse cenário dificulta ainda mais a situação do Grêmio, que tem poucas alternativas para sua defesa. A dupla histórica formada por Geromel e Kannemann já não performa como antes e seus substitutos — assim como os dos laterais — não vem jogando o suficiente. Enquanto o Colorado terá um bom time em campo e reservas importantes no domingo, o tricolor deposita suas esperanças de gol num lance individual de seus pontas, ou na estreia de seu novo centroavante, que não tem reposições à altura na reserva.
  • Coordenador de esportes da Rádio Guaíba, Cristiano Oliveira: O Inter tem um elenco melhor, mas o Grêmio melhorou suas opções na última janela. Convenhamos que ter Nathan Fernandes e Diego Costa no banco é mais interessante que Besozzi e Galdino.
  • Comentarista da Rádio Guaíba, Carlos Guimarães: Inter. Com Alario no banco, pode mudar característica colocando um jogador com potencial de finalização e cabeceio na frente. Tem três bons zagueiros para duas vagas, também com características diferentes, podendo construir ou marcar mais, conforme o jogo pede. O Grêmio teria menos possibilidades de jogadores à disposição no banco para efetivamente mudar o jogo.

Mais Lidas

Confira a programação de esportes na TV desta terça-feira, 23 de abril

Opções incluem eventos de futebol e outras modalidades esportivas em canais abertos e por assinatura







Placar CP desta terça-feira, 23 de abril: confira jogos e resultados das principais competições de futebol

Acompanhe a atualização das competições estaduais, regionais, nacionais, continentais e internacionais

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895