Ataque do Grêmio sustenta campanha do time no Brasileirão
Correio do povo Logo

Receba as principais notícias do Grêmio no seu WhatsApp

Inscrever-se WhatsApp Logo

Ataque do Grêmio sustenta campanha do time no Brasileirão

Tricolor marcou 32 gols em 20 partidas

Lucas Mello

publicidade

Se por um lado os problemas defensivos ligaram um sinal alerta internamente, o ataque do Grêmio tem se destacado e aparece como o quarto melhor do Brasileirão, com um jogo a menos. Na terceira colocação da tabela, o Tricolor marcou 32 gols em 20 partidas, ficando atrás apenas de Botafogo (38), Palmeiras (37) e Flamengo (34).

“Meu time sempre busca a vitória, a gente pode até tomar mais gols que deveria, mas somos um dos melhores ataques do Campeonato”, pontuou Renato Portaluppi, em entrevista coletiva na semana passada. Dos 32 gols até o momento, dez foram marcados por dois ‘gringos’. Luis Suárez e Cristaldo dividem a artilharia gremista no Campeonato Brasileiro, com cinco bolas na rede, cada. Além disso, a dupla contribuiucom assistências. Enquanto o centroavante deu cinco, o meia distribuiu três. Ao todo, ambos participaram de 18 gols, o que representa 56,2% das bolas na rede do Tricolor na competição.

Logo abaixo aparece Bitello, com quatro gols marcados. O sucesso do ataque tricolor acontece em meio a mudanças de esquemas promovidas por Renato Portaluppi. Após iniciar o campeonato com a formação preferencial, o 4-2-3-1, o comandante tricolor fez alterações importantes, principalmente por causa da falta de atacantes de velocidade. O esquema com três zagueiros foi implementado e consolidado com a vice-liderança do Brasileirão.

As contratações na última janela de transferências e a volta de Ferreira, que estava lesionado, fizeram Renato retomar a estrutura inicial do 4-2-3-1. Porém, após uma derrota para o Santos na Vila Belmiro, o treinador estabeleceu o esquema com três volantes e deu certo. Goleada por 3 a 0 contra o Cruzeiro e ótima atuação ofensiva da equipe.

O novo sistema, inclusive, ajudou Suárez, o artilheiro do Grêmio na temporada, mas que estava há oito partidas sem marcar um gol. João Pedro Galvão, um dos reforços que chegaram no início de agosto, assumiu o lugar de Ferreira e fez maior companhia ao centroavante uruguaio. “O Suárez precisa de companheirismo, não adianta pegar um jogador da qualidade dele e colocar ele isolado na frente”, explicou Alexandre Mendes, auxiliar de Renato Portaluppi, na entrevista coletiva do domingo passado.


Mais Lidas

Confira a programação de esportes na TV desta terça-feira, 23 de abril

Opções incluem eventos de futebol e outras modalidades esportivas em canais abertos e por assinatura







Placar CP desta terça-feira, 23 de abril: confira jogos e resultados das principais competições de futebol

Acompanhe a atualização das competições estaduais, regionais, nacionais, continentais e internacionais

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895