Grêmio pedirá pontos do jogo com o River e crê em julgamento na quinta-feira
Correio do povo Logo

Receba as principais notícias do Grêmio no seu WhatsApp

Inscrever-se WhatsApp Logo

Grêmio pedirá pontos do jogo com o River e crê em julgamento na quinta-feira

Tricolor acusa Gallardo de participação decisiva ao quebrar regras da Conmebol

Correio do Povo e Rádio Guaíba

Grêmio apresentará a Conmebol pedido para reversão dos pontos do jogo contra o River

publicidade

O Grêmio irá para pedir para a Confederação Sul-Americana de Futebol os pontos da segunda partida da semifinal da Libertadores, contra o River Plate, na tarde desta quarta-feira devido ao descumprimento do regulamento praticado por Marcelo Gallardo. O treinador estava proibido pela Conmebol de se comunicar com o auxiliar técnico durante o jogo e de ter contato com os atletas no vestiário, mas não foi o que ocorreu.

“É uma questão muito séria, pois atinge o regulamento da Conmebol e o Gallardo teve influência decisiva no jogo. Ele estava punido e ingressou no vestiário. No final, concedeu entrevista dizendo que não estava arrependido e que faria de novo”, lembrou o vice jurídico Nestor Hein em entrevista para a Rádio Guaíba.


Entre os casos que o Grêmio apresentará para tentar convencer a Conmebol está o do Santos. O clube paulista teve o resultado da partida contra o Independiente, nas oitavas de final, invertido já que a Conmebol considerou irregular a escalação do meio-campista Carlos Sánchez.

“Há regras ou não há? Vamos recorrer e achamos que temos possibilidades, pois estamos levando dois casos similares onde houve perda de pontos. São interesses extracampos, mas não menos fundamentais, pois no futebol não se pode priorizar a malandragem e os desvios como os do Gallardo”, destacou Hein.

O Grêmio tem 24 horas, desde o horário do término do jogo, para apresentar uma reclamação para a Conmebol, mas o departamento jurídico do clube pretende se deslocar para o Paraguai no início da tarde. Como o tribunal da instituição é de penas, não haverá, em um primeiro momento, oportunidade de defesa para o clube argentino. Eles somente poderão se pronunciar, após a decisão da entidade.

“A experiência demonstra que deve ser julgado amanhã (quinta-feira). (...) Não é só uma sansão pecuniária e afastamento da área técnica nos próximos jogos. É de perda de pontos”, afirmou Hein.

A velocidade do julgamento se deve a proximidade com as finais da Libertadores, marcadas para os dias 7 e 28 de novembro. Além de Hein, o presidente Romildo Bolzan Jr e outros integrantes da direção irão até Luque, no Paraguai, para apresentar o pedido para a Conmebol.

Nesta quinta-feira, às 21h45min, o Boca Juniors vai a São Paulo enfrentar o Palmeiras. No primeiro jogo, os argentinos venceram por 2 a 0 na Bombonera.

• Confira nota divulgada pelo Grêmio sobre o caso

O Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, após os episódios ocorridos no jogo da última terça-feira contra o River Plate, valendo classificação à final da Conmebol Libertadores da América, de flagrante desrespeito aos princípios éticos estabelecidos pelo fair play, vem a público se manifestar com o que segue.

Em reunião extraordinária do Conselho de Administração realizada ao final da manhã desta quarta-feira, na Arena, o Grêmio decidiu ajuizar reclamação por descumprimento do regulamento geral da competição e do regulamento disciplinar, em face da participação irregular do treinador do River Plate no vestiário durante o intervalo para instruções aos atletas do seu clube, assim como por meio de comunicação por rádio com seu auxiliar - estando ele suspenso pela Conmebol. A tipificação do fato está devidamente comprovada no artigo 176 do regulamento geral da competição e artigos 19, 56 e 76 do regulamento disciplinar da Conmebol.

Além disso, o primeiro gol do River Plate ocorreu em condição irregular, sem qualquer participação ou interferência do VAR, embora constatada a ilicitude. A Conmebol, antecipadamente aos jogos das semifinais, reuniu os clubes em sua sede e estabeleceu o fair play com vistas às disputas. Na ocasião, obteve concordância de todos os clubes em competir de forma limpa, cumprindo as regras do jogo, o que motiva o Grêmio a tomar suas providências.

Em face disso, uma comitiva liderada pelo presidente Romildo Bolzan embarca nesta tarde para Assunção para protocolar reclamação e manter reuniões com autoridades da entidade.

Mais Lidas

Confira a programação de esportes na TV desta terça-feira, 23 de abril

Opções incluem eventos de futebol e outras modalidades esportivas em canais abertos e por assinatura







Placar CP desta terça-feira, 23 de abril: confira jogos e resultados das principais competições de futebol

Acompanhe a atualização das competições estaduais, regionais, nacionais, continentais e internacionais

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895