Grêmio sofre virada para o São Paulo e dá adeus às chances de G-4 no Brasileirão

Grêmio sofre virada para o São Paulo e dá adeus às chances de G-4 no Brasileirão

Derrota por 2 a 1 na Arena tira equipe da disputa por vaga direta à Libertadores

Correio do Povo

Grêmio perdeu de virada para o São Paulo na Arena

publicidade

O Grêmio precisava de uma boa atuação e da vitória para se manter colado ao pelotão do G4. No entanto, não foi o que se viu na noite deste domingo, na Arena. A equipe até saiu na frente, mas não fez bom segundo tempo, permitindo a virada e a vitória do São Paulo pelo placar de 2 a 1. O resultado tirou a equipe da briga pelos quatro primeiros lugares e deixou muito distante de uma vaga direta à Libertadores.

O Grêmio abriu o placar no primeiro tempo, com Diego Souza. Na etapa final, o São Paulo construiu a virada com gols de Tchê Tchê e Luciano. 

Com o resultado, o Grêmio dependeria de uma combinação muito improvável para chegar à fase de grupos da Libertadores, caso não ganhe a Copa do Brasil. É o sétimo colocado, com 56 pontos, 6 a menos que o São Paulo, primeira equipe dentro, e com um jogo a menos. O Tricolor volta a campo para enfrentar o agora adversário na briga por vaga continental, Athletico-PR, domingo, na Arena.

Diego Souza marca mais uma vez 

Com uma semana para trabalhar, o técnico Renato Portaluppi contou com boa parte do time à disposição. Mais uma vez, Kannemann esteve fora por lesão. Assim, a dupla de zaga foi formada por Rodrigues e Paulo Miranda. Na volância, mais uma vez a opção por Maicon, que melhorou a saída de bola do Grêmio. 

O São Paulo começou melhor a partida. Nos primeiros minutos, finalizou duas vezes. Apesar disso, a velocidade do jogo apresentou vários momentos de trocas de golpes, com as duas equipes chegando bem à frente.

No entanto, a primeira finalização do Grêmio só foi ocorrer aos 23 minutos do primeiro tempo. Após Thiago Volpi sair mal para afastar de soco, a bola sobrou para Diego Souza, que bateu muito forte, de primeira. O goleiro do São Paulo fez bela defesa para espalmar para escanteio.

O gol que levou o Grêmio em vantagem ao intervalo saiu dos pés do artilheiro do time na temporada. A jogada começou na esquerda com Matheus Henrique. Ele levantou bola no segundo pau, e Rodrigues escorou para o meio da área. A zaga do São Paulo não conseguiu afastar, e ela sobrou nos pés do atacante, que bateu na saída do goleiro, para marcar 1 a 0. 

Queda de desempenho e virada

O Grêmio voltou com uma alteração para o segundo tempo. Mais uma vez, Renato precisou sacar Maicon da equipe, por conta dos problemas físicos do volante, que antes agregou qualidade ao passe do meio campo. Para o lugar dele, o escolhido foi Lucas Silva. 

A característica da partida também mudou, na comparação com o primeiro tempo. A partida ficou mais truncada e mais faltosa, sem fluir no mesmo ritmo da etapa inicial. Assim, o árbitro se viu obrigado a parar o jogo e aplicar cartões amarelos em sequência.

Quando mudou a postura, o São Paulo construiu a virada. Primeiro, Luciano fez jogada na linha de fundo, pelo lado direito. Ele cruzou, e Victor Ferraz afastou para a entrada da área. Na sobra, Tchê Tchê ajeitou, bateu colocado, no canto do goleiro Vanderlei, para empatar a partida.

Veja Também

Cinco minutos depois, o São Paulo voltou a marcar. Dessa vez, com lei do ex em Porto Alegre. O atacante Luciano venceu a marcação, e limpou bonito o zagueiro Rodrigues, que ficou caído, sem chances de fazer o desarme. A bola ainda desviou na zaga antes de morrer no fundo do gol, fazendo o 2 a 1 no marcador. 

Renato tentou três trocas para melhorar o time, que sentiu os gols. Saíram Victor Ferraz, Paulo Miranda e o mais uma vez apagado Jean Pyerre, para as entradas de Pinares, Thaciano e Luiz Fernando.

No entanto, foi o São Paulo quem quase ampliou. Já no fim do jogo, Daniel Alves colocou bola no pé da trave, assustando Vanderlei. Depois, foi a vez de Tréllez chegar muito perto do terceiro gol.  

E Pinares, que havia acabado de entrar, ainda arrumou tempo para ser expulso. Primeiro, levou amarelo. Depois, fez falta dura e poderia inclusive ter sido expulso direto. Assim, a partida terminou de forma melancólica em 2 a 1, afastando de vez o Grêmio da briga pelo G-4 e precisando buscar a vaga direta via Copa do Brasil

Campeonato Brasileiro - 36ª rodada 

Grêmio 1

Vanderlei; Victor Ferraz (Pinares), Paulo Miranda (Thaciano), Rodrigues e Diogo Barbosa; Matheus Henrique, Maicon (Lucas Silva), Pepê (Luiz Fernando), Alisson e Jean Pyerre (Fereira); Diego Souza. Técnico: Renato Portaluppi

São Paulo 2

Volpi; Igor V., Arboleda e B. Alves; Reinaldo, Luan, Dani Alves, Tchê Tchê (Trellez), V. Bueno; Luciano (Hernanes) e Gonzalo (Galeano). Técnico: Marcos Vizolli

Gols: Diego Souza (32/1T); Tchê Tchê (17/2T), Luciano (22/2T)

Cartões amarelos: Paulo Miranda (Grêmio); Gonzalo Carneiro (São Paulo)

Cartões vermelhos: Pinares 

Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS) 

Data e hora: 14/02, às 20h30


publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895