Grêmio tem atenções voltadas para a Libertadores para resolver instabilidade na temporada

Grêmio tem atenções voltadas para a Libertadores para resolver instabilidade na temporada

Fase ruim no Brasileirão é motivo de preocupação antes de duelo contra a Universidad Católica

Por
Rafael Peruzzo

Renato Portaluppi terá a volta de Matheus Henrique no jogo do Chile


publicidade

O Grêmio embarcou nesta terça-feira para o Chile levando na bagagem a perspectiva de retomar a Libertadores da América de uma forma diferente do que vem acontecendo no Campeonato Brasileiro. Contestado e atravessando uma fase ruim, o técnico Renato Portaluppi não tem encontrado soluções que façam a equipe apresentar um futebol mais convincente. Os empates ocorrem em abundância, o desempenho é crítico e o número excessivo de desfalques também atrapalha a vida do treinador.

São muitos problemas a resolver. O Grêmio precisa mudar para o confronto com a Universidad Católica, amanhã, em Santiago. Se a escalação não terá novidades, ao menos o nível de atuação obrigatoriamente tem de subir. É jogo decisivo. A Católica ainda não venceu no Grupo E da competição e aposta todas as suas fichas em uma vitória para seguir sonhando com a classificação às oitavas de final. O discurso externo é de otimismo para o confronto no Chile.

Internamente, há preocupação pelo fato de o time não estar dando boa resposta nas últimas partidas e, além disso, estará bastante desfalcado em Santiago. Kannemann, Maicon e Jean Pyerre nem viajam com a delegação. Todos estão lesionados. O atacante Pepê está suspenso por ter sido expulso no Gre-Nal da Libertadores. A única boa notícia é o retorno do volante Matheus Henrique. “Alguns jogadores saem, outros chegam, mas leva tempo para alinhar todas as ideias com os atletas. Não vai ser da noite para o dia que o Grêmio vai voltar a jogar aquele futebol de antes”, disse Renato após o empate frustrante com o Fortaleza no domingo, na Arena.

O clube atualizou ontem a lista de inscritos para a retomada da Libertadores com 40 jogadores. Diogo Barbosa, recém contratado, foi incluído, assim como Robinho, Éverton e Luiz Fernando. Alguns garotos do Sub-23 também foram inscritos. Entre eles, o atacante Elias, que se destacou no vice-campeonato da Copa São Paulo, no início do ano, e está renovando seu contrato com o Grêmio até 2024.  Com isso, começará a receber oportunidades no grupo principal.


Ferreira, que renovou contrato e chegou a entrar no segundo tempo na partida contra o Fortaleza, é outro que consta na lista de inscritos, aumentando o leque de opções para Renato Portaluppi. “Vamos para o Chile fazer um bom resultado e voltar com a classificação bem encaminhada”, projeta o vice de futebol, Paulo Luz.