Morre o ex-goleiro do Grêmio João Marcos
capa

Morre o ex-goleiro do Grêmio João Marcos

Paulista participou da campanha que terminou com o vice-campeonato do Tricolor na Copa Libertadores de 1984

Por
Chico Izidro

publicidade

O ex-goleiro do Grêmio e do Palmeiras nos anos 1980, João Marcos, morreu ontem, aos 66 anos de idade. Ele estava internado no Hospital da Unesp de Botucatu-SP, sua cidade natal, onde acabou sofrendo complicações no esôfago. O velório e o enterro serão restritos aos familiares e com tempo reduzido por conta da pandemia do coronavírus.

João Marcos começou a carreira no Guarani de Campinas, e passou também por São Bento de Sorocaba-SP e no Noroeste de Bauru-SP, antes de se transferir para o Palmeiras em 1980, onde ficou até o começo de 1984, quando veio para o Grêmio. No Tricolor gaúcho disputou a Libertadores da América, quando foi vice-campeão (o Grêmio perdeu a decisão para o Independiente).

O ano de 1984, aliás, foi o melhor de sua carreira, pois acabou na Seleção Brasileira. Ele disputou apenas um jogo, no dia 21 de junho, quando o Brasil venceu o Uruguai por 1 a 0.

Ele parou de jogar em 1986 e depois do final da carreira teve problemas com o alcoolismo. João  Marcos chegou a ser internado em 2010 no Recanto Fonte Luz, em Mogi das Cruzes-SP, para iniciar tratamento contra o vício. Pouco depois, recebeu alta e passou a ajudar com palestras pessoas que buscavam superar o mesmo problema. O ex-goleiro era casado com Ivete e tinha três filhos.