Negadas irregularidades em ações consulares do Grêmio
Correio do povo Logo

Receba as principais notícias do Grêmio no seu WhatsApp

Inscrever-se WhatsApp Logo

Negadas irregularidades em ações consulares do Grêmio

Investigação, iniciada em 2021, volta à tona agora, embora clube garanta que o assunto está encerrado

Mauri Dorneles

Arena vai receber a final da Recopa Gaúcha entre Grêmio e São Luiz

publicidade

Um assunto da gestão passada voltou à tona no Grêmio. Conforme informado na coluna de Hiltor Mombach em 2021, à época, o clube começara a apurar irregularidades, desvios e a utilização de caixa 2 no departamento consular. O fato voltou à pauta a partir de matéria publicada no UOL nesta sexta-feira.

De acordo com a reportagem de Diego Garcia, o Grêmio estaria investigado um desvio de R$ 300 mil “feitos em eventos organizados por consulados do clube que podem ter gerado desvio de verbas pagas por torcedores gremistas em benefício de diretores”, conforme a publicação. O jornalista ainda diz ter os documentos da investigação com mais de mil páginas.

O clube, no entanto, nega o conteúdo da reportagem, mas não totalmente. De acordo com o presidente do Conselho Deliberativo, Alexandre Bugin, o órgão recebeu, no final de 2021, informações sobre os desvios no departamento consular, que tinha então o ex-conselheiro Flávio Becco como responsável. No ano seguinte, em 2022, a comissão de ética iniciou uma sindicância para apurar os fatos. A investigação fez uma pausa durante o período eleitoral do clube, mas foi concluída agora, já com Bugin na presidência do Conselho − ele assumiu em novembro.

Porém, não houve a contabilização dos desvios. Segundo Bugin, o valor não teria chegado aos R$ 300 mil. Ao todo, foram 15 audiências dentro da comissão de ética. Mas, a investigação ocorreu apenas dentro da alçada do clube, não indo parar na justiça comum.

O processo foi sigiloso dentro do Grêmio e ainda não teve seus dados revelados. Desta forma, Bugin não quis externar a penalização a Flávio Becco, que foi responsabilizado pelos desvios. Contudo, ressaltou que desde o início do processo, Becco havia sido afastado de suas funções no Consulado e do Conselho. E após, ficando inadimplente enquanto sócio, também não faz mais parte do quadro social.


Mais Lidas

Confira a programação de esportes na TV desta terça-feira, 23 de abril

Opções incluem eventos de futebol e outras modalidades esportivas em canais abertos e por assinatura







Placar CP desta terça-feira, 23 de abril: confira jogos e resultados das principais competições de futebol

Acompanhe a atualização das competições estaduais, regionais, nacionais, continentais e internacionais

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895