person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Renato confia na ascensão de Grêmio e Cruzeiro e espera que clubes tirem lição da Série B

Ex-treinador Tricolor falou sobre o encontro das duas equipes no próximo domingo

| Foto: Lucas Uebel / Grêmio / Divulgação / CP

O Grêmio receberá neste domingo, às 16h, na Arena, o Cruzeiro, num jogo que marca a reunião de duas verdadeiras potências do futebol brasileiro. Na última vez em que os dois times se encontraram na casa gremista, ambos ainda faziam parte da elite. Em 5 de dezembro de 2019, a partida terminou com vitória tricolor por 2 a 0, na 37ª rodada daquela edição. Renato Portaluppi já viveu as realidades do Tricolor e da Raposa e espera que ambos tenham aprendido a lição após a passagem pela Série B. O treinador, ainda sem clube, tem a convicção que os dois clubes estarão na Primeira Divisão em 2023.  

Pepê foi um dos destaques da vitória gremista em 2019 / Foto: Fabiano do Amaral / CP Memória 

O ex-técnico gremista, que deixou o clube em abril de 2021, tem passagem como jogador pelo Cruzeiro no início dos anos 1990 e, agora, à distância, lamenta o momento atual vivido por ambos. “Joguei quatro meses e meio no Cruzeiro, ganhei dois títulos, é um clube muito grande, como o Grêmio também é. Triste ver essas duas potências, com essas duas grandes torcidas estarem na série B, mas quando as coisas não andam bem no clube, a conta chega e infelizmente chegou a conta, tanto pra Grêmio, quanto para Cruzeiro. Dois clubes multicampeões, que ninguém imaginaria estar na segunda divisão”, destaca o ídolo gremista.

Para além do pesar de acompanhar o clube do coração em uma situação atípica, Renato tem a mais completa convicção de que verá o tanto o Grêmio quanto o Cruzeiro na Série A no próximo ano. Porém, para ele, o aprendizado deste tropeço nas histórias tanto tricolor quanto cruzeirense não pode ser esquecido. “Ano que vem, vão estar na primeira divisão sem dúvida alguma, mas espero que tenham aprendido. Com os erros a gente aprende, espero que tenham aprendido para que não voltem pra segunda divisão. Subir eles vão, até porque a segunda divisão está muito fraca, mas muito fraca mesmo, eu tenho acompanhado alguns jogos. Muito difícil os primeiros quatro perderam a vaga para a primeira divisão. Não acredito que algum clube tire a vaga deles. É bom pro futebol brasileiro, clube grande, grandes torcidas precisam estar na primeira divisão. Espero que tenham aprendido a lição”, completa o treinador.

Outro ex-atleta gremista que vestiu as duas camisas e esteve recentemente no CT Luiz Carvalho é o ex-lateral-esquerdo e excoordenador técnico Marcelo Oliveira. Pelo Tricolor, foi campeão da Copa do Brasil, Libertadores Recopa e Gaúcho. Deixando o Grêmio no final do ano passado, ele também mantém viva a torcida pelas equipes. "Para mim foi uma honra jogar nesses dois gigantes do futebol brasileiro, me sinto muito honrado, só tenho lembranças boas. É claro que o momento que eles se encontram agora a gente fica triste por isso, mas torce para que se reergueram o quanto antes e voltem à elite do futebol, em especial o Grêmio por tudo que vivi lá”, conta Marcelo que segue residindo em Porto Alegre.

Mauri Dorneles