TST escolhe Arena para evento sobre segurança no trabalho
Correio do povo Logo

Receba as principais notícias do Grêmio no seu WhatsApp

Inscrever-se WhatsApp Logo

TST escolhe Arena para evento sobre segurança no trabalho

Mais de 3 mil operários atuam nas obras do novo estádio do Grêmio

Correio do Povo e Rádio Guaíba

Local deve ficar pronto em Dezembro deste ano

publicidade

A Arena do Grêmio recebeu nesta segunda-feira a visita do presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), João Oreste Dalazen, para o décimo Ato pelo Trabalho Seguro, promovido pela Justiça trabalhista. O futuro estádio do Tricolor foi escolhido devido à presença de mais de 3,5 mil operários no canteiro de obras.

Os trabalhadores assistiram a um vídeo sobre segurança do trabalho e receberam material didático sobre prevenção de acidentes e direitos do trabalhador. Os acidentes trabalhistas custam ao País cerca de R$ 71 bilhões por ano, de acordo com estudo feito pelo economista da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, José Pastore.

Dalazen ressaltou que o excesso de confiança é uma das causas mais comum dos acidentes de trabalho. Ele comparou o serviço dos operários com a derrota da Seleção Brasileira, favorita na final da Copa de 1950: “Um cenário de alegria pode se transformar em um cenário de profunda tristeza”. O presidente do TST acrescentou: “Quase todos os acidentes de trabalho são previsíveis. E, portanto, poderiam ser evitados. São causados por culpa de alguém e grande parte ocorre quando a prevenção falha”.

A medalhista olímpica em Londres deste ano, Mayra Aguiar, comparou o trabalho dos operários ao dos judocas: "Se não cuidarmos de nosso instrumento de trabalho, que é nosso corpo, não teremos como trabalhar". Felipe Kitadai, bronze em Londres no judô, disse que o problema de uma lesão é que ela sempre acaba afetando uma pessoa da família ou um colega. O jogador de vôlei Paulão, medalhista em Barcelona 1992, também esteve presente no ato.

O ex-goleiro do Grêmio e deputado federal Danrlei também conversou com os trabalhadores da Arena. Ele lembrou que no início da carreira ia começar um treino e o técnico Felipão o proibiu de entrar no campo por não ter os equipamentos adequados. "Agradeço a ele por ter aquela atitude comigo. A partir daquele momento, não saí mais do vestiário sem meus equipamentos de trabalho", afirmou.

Também compareceram ao ato o ministro do TST, Hugo Scheuermann; a presidente do Tribunal Regional do Trabalho do RS, Maria Helena Mallmann; o vice-presidente do Tribunal de Justiça do RS, André Luiz Vilarinho; o diretor de obras da OAS, Geraldo Correia; o presidente do Sindicato da Indústria da Construção de Estradas, Pavimentação e Obras de Terraplanagem no Estado, Nelson Sperb; e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Pesada, Isabelino Garcia. O presidente da Grêmio Empreendimentos, Eduardo Antonini, representou o clube.

O evento tem o objetivo de conscientização dos trabalhadores sobre a importância da segurança no local de trabalho e diminuir o alto número de acidentes nos canteiros de obras no Brasil. A construção civil é recordista em mortes por incidentes de trabalho. A cada 100 vítimas, pelo menos seis são pedreiros, serventes e outros trabalhadores do setor. “Os números mostram que há quantidade de acidentes no trabalho que é significativo e inquietante no nosso País, Eles nos transmitem um flagelo social em relação a esse assunto. Nossa intenção, portanto, é construir uma sociedade mais preocupada com a prevenção”, argumentou o ministro Dalazen à imprensa.


Operários assistiram a um vídeo sobre segurança do trabalho e receberam material didático / Foto: Pedro Revillion

Bookmark and Share

Mais Lidas

Confira a programação de esportes na TV desta terça-feira, 23 de abril

Opções incluem eventos de futebol e outras modalidades esportivas em canais abertos e por assinatura







Placar CP desta terça-feira, 23 de abril: confira jogos e resultados das principais competições de futebol

Acompanhe a atualização das competições estaduais, regionais, nacionais, continentais e internacionais

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895