Gramado sedia fase final da Copa Brasil de vôlei feminino a partir desta sexta

Gramado sedia fase final da Copa Brasil de vôlei feminino a partir desta sexta

Praia Clube, Sesi Bauru, Minas Tênis Clube, Osasco-Audax disputam o título do torneio

Eric Raupp

Gramado sedia fase final da Copa Brasil de vôlei feminino a partir desta sexta

publicidade

Acostumada a receber grandes eventos, Gramado sedia nesta sexta e sábado uma atração esportiva que vai reunir importantes equipes do vôlei brasileiro. A cidade hospeda a última etapa da Copa Brasil, campeonato formado pela elite do desporto no país. O torneio, iniciado com os oito times melhores classificados na Superliga, desembarca na cidade serrana para a fase final. Buscando uma vaga na partida que vale o troféu, o uberlandense Praia Clube enfrenta o paulista Sesi Bauru às 19h30min de amanhã, enquanto o Minas Tênis Clube encara o Osasco-Audax a partir das 21h30min. A final ocorre no sábado, neste mesmo horário.

O Ginásio Municipal de Esportes Perinão (Av. Borges de Medeiros, 3940) receberá a estrutura onde vão jogar estrelas da modalidade como Fernanda Garay, Nicole Fawcett, Carly LLoyd e Fabiana (Praia); Natália, Gabi Guimarães e Carol Gattaz (Minas), Fabíola, Tifanny e Valentina Diouf (Sesi); e Walewska, Destinee Hooker a Camila Brait (Osasco). Os ingressos são vendidos por dia; eles custam R$ 50, em setor único, e devem ser comprados pelo site.

As negociações com a Confederação Brasileira de Vôlei para que o município recebesse a competição começaram há quase um ano, e a inciativa partiu da instituição máxima da modalidade no país. "No ano passado, recebemos um jogo da Superliga, entre Canoas e Taubaté, em fevereiro. Após o evento, a CBV gostou da estrutura e da organização e iniciou contato para trazermos outros eventos para cá. Eles nos oferecem a Copa Brasil, e começamos as tratativas em maio", explica o secretário municipal de Esporte e Lazer, Jacó Felipe Adam Schaumloeffel.

Ele conta que Gramado se interessou pela proposta, mas o custo era muito alto. Por isso foi feito um recuou estratégico e os envolvidos deixaram o acordo em modo de espera. "Em outubro conseguimos confirmar evento, e ele é um sucesso. A procura tem sido gigantesca", garante. Jacó afirma que um importante nome envolvido para trazer a Copa Brasil para o Rio Grande do Sul foi o do ex-jogador e campeão olímpico Gustavo Endres. "Ele tem uma relação muito boa com a Confederação e isso ajudou muito. Não deu correria nenhuma. Depois, o Gustavo foi convidado para ser embaixador do evento", explica.

O secretário destaca que o tornei vai levar à cidade um apelo turístico numa época de baixa temporada. "Estamos investindo neste turismo de esporte. A cidade estará lotada de amantes do vôlei, jogadoras da seleção e as principais atletas do Brasil. Isso é muito bacana tanto para a parte turística, por ter essas pessoas circulando no meio de todo mundo", analisa. Ele também considera que é incetivo para a gurizada que pratica a modalidade.

Para que o ginásio cumprisse as exigências necessárias, algumas instalações precisaram ser feitas, mas nada na estrutura foi mudado. Quando o esquema começou a ser montado, na quarta-feira, um piso de taraflex foi colocado, o que ajuda a prevenir lesões nos jogadores por causa da diminuição do impacto que ele promove. "A CBV nos disponibilizou o material porque avisamos que não tínhamos. O que usamos é o mesmo que foi usado em Lages, na Copa Brasil Masculina. É da equipe de Blumenau", explicou, ressaltando o trabalho coletivo.

Além disso, um telão precisou ser instalado para que possa o desafio de vídeo, semelhante ao VAR do futebol, possa ser exibido. Jacó destaca que, na tarde desta quinta, são ajustadas aquestões de som e luz. Tudo sistematizado em detalhes para que o Perinão oferece o seu melhor ao público e atletas e para que o espetáculo possa voltar outras vezes à cidade.

Finalistas

O Dentil/Praia Clube, vice-campeão na última edição, garantiu um lugar na etapa decisiva ao vencer, de virada, o Curitiba Vôlei por 3 sets a 1 (20/25, 25/22, 25/18 e 25/15), no ginásio do Praia, em Uberlândia. A gaúcha Fernanda Garay, do time mineiro, foi um dos destaques. Já o Minas Tênis Clube passou pelo Fluminense por 3 sets a 1 (25/22, 25/17, 22/25 e 25/16), na Arena Minas,. Na partida, o técnico Stefano Lavarini contou com ao retorno da ponteira Natália, que jogou praticamente o tempo todo após uma lesão e marcou 12 pontos.

O Osasco superou o Hinode Barueri fora de casa, de virada, por 3 sets a 1 (19/25, 25/19, 25/21 e 25/20), enquanto o Sesi Vôlei Bauru foi a quarta equipe a garantir uma vaga na fase final da Copa Brasil. O time superou o Sesc RJ, e Bernardinho, em um equilibrado duelo por 3 sets a 2 (25/13, 16/25, 25/20, 20/25 e 15/13), no Ginásio Municipal Neusa Galetti, em Marília.

Confira os vencedores do torneio:
2007 - Rexona-Ades (RJ), em Brusque (SC)
2008 - Finasa/Osasco (SP), em Curitiba (PR)
2014 - Molico/Nestlé (SP), em Maringá (PR)
2015 - E.C Pinheiros (SP), em Cuiabá (MT)
2016 - Sesc-RJ, em Campinas (SP)
2017 - Sesc-RJ, em Campinas (SP)
2018 - Vôlei Nestlé, em Lages (SC)

Mais Lidas

Confira a programação de esportes na TV desta terça-feira, 23 de abril

Opções incluem eventos de futebol e outras modalidades esportivas em canais abertos e por assinatura







Placar CP desta terça-feira, 23 de abril: confira jogos e resultados das principais competições de futebol

Acompanhe a atualização das competições estaduais, regionais, nacionais, continentais e internacionais

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895