Beira-Rio recebe iluminação em alusão ao Dia do Orgulho LGBTI+
Correio do povo Logo

Receba as principais notícias do Inter no seu WhatsApp

Inscrever-se WhatsApp Logo

Beira-Rio recebe iluminação em alusão ao Dia do Orgulho LGBTI+

É a primeira vez que o Inter toma a iniciativa

Correio do Povo

Beira-Rio esteve mais colorido na madrugada desta sexta-feira

publicidade

Um dos cenários mais conhecidos de Porto Alegre, especialmente para os fãs de futebol, esteve mais colorido na madrugada desta sexta-feira. Em alusão ao Dia do Orgulho LGBTI+, comemorado hoje, pela primeira vez o estádio Beira-Rio deixou o vermelho um pouco de lado e apostou nas cores características da comunidade, um verdadeiro arco-íris.

A iniciativa do Inter ocorre em meio a avanços da Capital em relação ao público LGBTI+. Na primeira quinzena do mês, o prefeito Nelson Marchezan Júnior (PSDB) sancionou lei que integra a data no calendário oficial de Porto Alegre. O clube destaca que ao longo do dia serão distribuídos conteúdos especiais em seus canais oficiais, com o objetivo de conscientizar a população colorada acerca de construir uma sociedade livre de preconceitos. As ações são de autoria da recém-criada Diretoria de Inclusão Social, comandada por Najla Diniz, que também divulgou um vídeo sobre o tema. 

Símbolo de luta

A origem do Dia Internacional do Orgulho LGBTI+ se deu em 1969 em Nova Iorque, nos Estados Unidos. Na ocasião, há exatos 50 anos, policiais invadiram um conhecido bar frequentado pelo público, Stonewall, com a justificativa de que estavam ali para coibir a venda de bebida alcoólica. Com violência, as autoridades nova-iorquinas prenderam frequentadores do espaço por eles não estarem com ao menos "três peças de roupa adequadas".

No dia, a comunidade LGBTI+ se rebelou contra as investidas dos policiais, que já vinham tendo atitudes similares em outros bares da região, ao jogar pedras e garrafas nos oficiais. O público que estava fora do local chegou a tentar virar de cabeça para baixo uma das viaturas.

O episódio ficou conhecido como "A Revolta de Stonewall" e se tornou marco na luta dos LGBTIs+ por equalidade ao redor do mundo. Para se ter uma ideia, seis meses depois do ocorrido foi criada a primeira organização em Nova Iorque em prol da defesa dos direitos da comunidade.


Mais Lidas

Confira a programação de esportes na TV desta terça-feira, 23 de abril

Opções incluem eventos de futebol e outras modalidades esportivas em canais abertos e por assinatura







Placar CP desta terça-feira, 23 de abril: confira jogos e resultados das principais competições de futebol

Acompanhe a atualização das competições estaduais, regionais, nacionais, continentais e internacionais

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895