Falcão culpou falta de entrosamento por eliminação em 1993
Correio do povo Logo

Receba as principais notícias do Inter no seu WhatsApp

Inscrever-se WhatsApp Logo

Falcão culpou falta de entrosamento por eliminação em 1993

Treinador deixou o Inter porque não quis assumir como dirigente para 1994

Correio do Povo

Falcão culpou falta de entrosamento por eliminação em 1993

publicidade

Ídolo da torcida colorada como jogador, Paulo Roberto Falcão não teve uma passagem tão brilhante como treinador. No Campeonato Brasileiro de 1993, não conseguiu levar o Inter à segunda fase. Na época, disse ao Correio do Povo que não fracassou no Brasileiro. Culpou a falta de entrosamento, pois não foram marcados amistosos ou torneios preparatórios antes, e a quantidade de gols desperdiçados pela equipe.

"Montamos o time durante a competição. Mas estou acostumado que, no Rio Grande do Sul, sempre tenho que provar minha capacidade. Aqui também chamaram Telê Santana de burro", desabafou em entrevista publicada em 16 de novembro de 1993.

A diretoria eleita no fim daquele ano queria mantê-lo para 1994, mas não na mesma função. Queria fazer dele diretor-técnico, uma espécie de gerente de futebol. Falcão não aceitou.

 
Edição do dia 15 de novembro de 1993 do Correio do Povo noticiava a saída de Falcão. | Foto: Reprodução / CP

O Campeonato Brasileiro de 1993 foi disputado em grupos de oito times. O Inter de Falcão fez uma campanha média, com 50% de aproveitamento - cinco vitórias, cinco derrotas e quatro empates. Conquistou 14 pontos em 14 jogos (na época a vitória valia dois pontos) e não conseguiu ficar entre os três classificados.

Após um começo ruim, o Inter chegou a se recuperar ao longo da primeira fase. Quando venceu o Flamengo, na antepenúltima rodada, chegou a estar entre os três. Porém, uma derrota para o lanterna Botafogo, que, já eliminado, jogou com sete juniores, deixou a equipe em uma situação difícil. Teria de vencer o último jogo e torcer por resultados paralelos para garantir vaga. Acabou apenas empatando com o São Paulo em 1 a 1 no Beira-Rio, e perdendo para o Cruzeiro de 4 a 1, no Mineirão, e foi eliminado.

Sem competir a partir de novembro, o Inter voltou suas atenções para a política. Pedro Paulo Záchia venceu a eleição de dezembro e decidiu que Falcão não seria mais técnico. O novo presidente queria que ele fosse um dirigente para cuidar do futebol de todas as categorias do clube. Curioso é que Falcão, que agora poderá ser anunciado como treinador do Inter a qualquer momento, relutou diante da ideia de virar dirigente justamente porque poderia significar o fim da sua carreira como treinador.

"O caminho de volta é muito mais complicado", afirmou, na época, ao Correio do Povo. | Foto: Reprodução

Mesmo assim, os caminhos da vida levaram Falcão para outros lados. Ele fez fama também como comentarista de TV e levou mais de 17 anos até voltar ao clube, neste abril de 2011.

Os jogos de Falcão como técnico do Inter:

São Paulo 3x2 Inter
Inter 1x0 Botafogo
Inter 1x1 Bragantino
Corinthians 2x0 Inter
Inter 1x0 Bahia
Flamengo 3x0 Inter
Inter 3x0 Cruzeiro
Bragantino 3x3 Inter
Inter 1x0 Bahia (em Aracaju)
Corinthians 1x1 Inter
Inter 2x0 Flamengo
Botafogo 2x0 Inter
Inter 1x1 São Paulo
Cruzeiro 4x1 Inter

Outra curiosidade é que o Grêmio também foi eliminado na primeira fase e quase trocou de treinador. A pressão era grande, mas Luiz Carlos Silveira Martins bancou a permanência de Luiz Felipe Scolari, que acabou sendo campeão da Copa do Brasil de 1994 e montando o time que conquistou a Libertadores de 1995.

Bookmark and Share

Mais Lidas

Confira a programação de esportes na TV desta terça-feira, 23 de abril

Opções incluem eventos de futebol e outras modalidades esportivas em canais abertos e por assinatura







Placar CP desta terça-feira, 23 de abril: confira jogos e resultados das principais competições de futebol

Acompanhe a atualização das competições estaduais, regionais, nacionais, continentais e internacionais

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895