person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Inter aumenta chances de ir à Libertadores e ainda sonha com título distante

Colorado tem 48% de chance de conseguir classificação, de acordo com dados estatísticos do Departamento de Matemática da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais)

Inter aumenta chances de ir à Libertadores com vitória sobre o Avaí | Foto: Heuler Andrey / AE Conteúdo / CP

A vitória do Inter no apagar das luzes por 1 a 0 sobre o Avaí na Ressacada teve efeitos importantes na tabela. A equipe de Mano Menezes subiu para a quinta colocação, encostando de vez no G-4: tem a mesma pontuação do Corinthians, 39, mas fica atrás do rival pelos critérios de desempate. Aumenta a chance de Libertadores e ainda se permite sonhar com título, embora distante 10 pontos do líder São Paulo. 

De acordo com dados estatísticos do Departamento de Matemática da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), a Libertadores fica mais perto do Inter. Com a vitória, o colorado tem 48% de conseguir uma vaga para a competição continental. 

A chance de ficar com a taça do Brasileirão, no entanto, é muito remota, segundo os mesmos cálculos. A porcentagem fica apenas em 3%. O atual líder Palmeiras, por exemplo, beira os 75%. Logo atrás aparecem Fluminense e Flamengo, com 9% e 7%, respectivamente. 

A disputa por vaga na Libertadores será intensa até as últimas rodadas. A princípio, o Brasil tem direito a seis vagas na próxima edição do torneio continental. Porém, em casa de conquistas da Libertadores e da sul-americana por equipes brasileiras, esse número aumenta para oito. Somado a isso, se o campeão da Copa do Brasil estiver entre os nove primeiros colocados, o G-6 pode virar G-9. Para efeito estatístico, a UFMG considera G-8.

Agora, o técnico Mano Menezes terá mais uma semana para trabalhar o time, porque o Inter só volta a campo na próxima segunda-feira, quando enfrenta o Juventude, no Beira-Rio. A partida, válida pela 24ª rodada do Brasileirão, acontece às 20h. 

Chance de Libertadores:

Palmeiras - 98,8%

Fluminense - 70%

Flamengo - 65%

Internacional - 48%

Corinthians - 47,5%

Athletico-PR - 38,7%

Atlético-MG - 10,3%

Santos - 7,8%

América-MG - 5,6%

Red Bull Bragantino - 3,3%

Fortaleza - 1,4%

Goiás - 1,3%

São Paulo - 1,1%

Botafogo - 0,5%

Correio do Povo e AE