Morre Rubens Minelli, técnico bicampeão brasileiro pelo Inter
Correio do povo Logo

Receba as principais notícias do Inter no seu WhatsApp

Inscrever-se WhatsApp Logo

Morre Rubens Minelli, técnico bicampeão brasileiro pelo Inter

Como treinador do Colorado, Minelli levantou as taças dos campeonatos de 1975 e 1976

Correio do Povo

publicidade

O ex-jogador e ex-treinador Rubens Minelli morreu, aos 94 anos, nesta quinta-feira. Ele foi bicampeão brasileiro pelo Internacional nos anos de 1975 e 1976. No ano seguinte, em 77, levantou a taça do mesmo campeonato pelo São Paulo. Minelli também treinou o Grêmio, Corinthians, Santos, Portuguesa, Atlético-MG, Coritiba, entre outros. 

"Comandante do inesquecível time Bicampeão Brasileiro (1975 - 1976), Minelli será sempre exaltado com carinho por todos os  colorados", escreveu o Inter nas redes sociais. O clube se solidarizou com a família, amigos e todos os fãs do ex-treinador.

O Grêmio lembrou do Minelli como "um dos maiores treinadores brasileiros". "Aqui, conquistou o Torneio de Rotterdam, o Troféu Palma de Mallorca e também o Gauchão", lembrou o clube nas redes sociais.

Minelli na dupla Gre-Nal

Rubens Minelli chegou ao Inter em 1974. Conquistou três Gauchões em sequência. Mas o melhor ainda estava por vir. Em 1975 e 1976, levou o time ao bicampeonato brasileiro e montou uma das melhores equipes da história do futebol nacional. Ao final da temporada de 1976, Minelli deixou o Inter, encerrando trajetória de 153 vitórias e 44 empates em 217 partidas. 

No Grêmio, teve duas passagens. A primeira em 1985, quando conquistou o título gaúcho. Voltou três anos depois, em 1988.

Trajetória

Natural de São Paulo, nascido no dia 18 de dezembro de 1929, Rubens Francisco Minelli iniciou sua trajetória no futebol como jogador de equipes da capital paulista como o Clube Atlético Ypiranga e o Nacional. Como atleta, venceu apenas um campeonato, o da Série B Paulista em 1954. Nove depois iniciava a vitoriosa carreira como treinador de futebol profissional no América de São Paulo. Ali conquistou a Série A 2 no primeiro ano. No Palmeiras, em 1969, teve seu primeiro grande título: a Taça Roberto Gomes Pedrosa, o campeonato Brasileiro da época. 

Revolucionário para sua época, era conhecido por colocar times que ocupavam espaço. Implementou a famosa linha de impedimento e seus times adoravam jogadas ensaiadas. Na década de 1970 atingiu seu ápice na casamata com a conquista do Campeonato Brasileiro por três vezes consecutiva: em 1975 e 1976 com o Inter, e em 1977 com o São Paulo.

Tal façanha o colocava entre o favorito para assumir o comando da Seleção Brasileira, o que não acabou acontecendo. Em 1978, Coutinho treinou o Brasil na Copa do Mundo do Argentina. 

No ano seguinte, Minelli se aventurou no mundo árabe, onde dirigiu o Al-Hilal, sendo um dos pioneiros na época. Fez história no país, foi campeão da liga nacional em 1979, bem como da copa local no ano seguinte.

Sua volta ao Brasil aconteceu em 1982 quando retornou ao Palmeiras. Em 1985, treinou o Grêmio pela primeira vez. Foi campeão do Gauchão, do Torneio de Rotterdam e do Troféu Palma de Mallorca. Voltou ao Tricolor em 1988, mas não teve o mesmo êxito. 

Ao longo de quatro décadas, passou por grandes como Sport Recife, Atlético Mineiro, Coritiba, Santos e Corinthians. Se retirou do futebol no começo ddos anos 2000 após ser dirigente do Avaí.


Mais Lidas

Confira a programação de esportes na TV desta terça-feira, 23 de abril

Opções incluem eventos de futebol e outras modalidades esportivas em canais abertos e por assinatura







Placar CP desta terça-feira, 23 de abril: confira jogos e resultados das principais competições de futebol

Acompanhe a atualização das competições estaduais, regionais, nacionais, continentais e internacionais

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895