Jogos de Tóquio serão realizados sem espectadores de outros países

Jogos de Tóquio serão realizados sem espectadores de outros países

De acordo com jornal local, Comitê Olímpico Internacional teria pedido abertura de exceção para convidados estrangeiros

AFP

De acordo com imprensa local, Comitê Olímpico Internacional teria pedido abertura de exceção para convidados estrangeiros

publicidade

Os Jogos de Tóquio serão realizados sem espectadores do exterior, devido aos temores relacionados à pandemia de Covid-19, noticiou a imprensa japonesa nesta terça-feira, citando os responsáveis, que preferiram permanecer anônimos.

"Foi acordado em 3 de março de 2021 na reunião dos cinco (governo japonês, município de Tóquio, organizadores dos Jogos, COI e Comitê Paraolímpico Internacional) que uma decisão sobre os espectadores vindos do exterior seria tomada no final do mês de março", disse o Comitê Olímpico Internacional (COI) à AFP nesta terça-feira.

No dia 3 de março, ao final desta reunião, o presidente do comitê organizador Seiko Hashimoto informou que uma decisão seria tomada antes do início do revezamento da tocha olímpica no país, no dia 25 de março. De acordo com a Kyodo News, o governo japonês já concluiu que "não é possível" permitir que torcedores que moram fora do Japão assistam aos Jogos, devido às "preocupações do público japonês sobre o coronavírus" e ao fato de terem aparecido "variantes mais contagiosas em muitos países."

De acordo com o jornal Asahi Shimbun, o COI pediu ao Japão para abrir exceções para convidados estrangeiros entre os patrocinadores da competição, uma demanda em análise pelo governo.

Ingressos vendidos

A segurança será a "principal prioridade" dos Jogos, disseram os organizadores. O evento, que deveria ter sido realizado no ano passado, foi adiado para 2021 devido à pandemia do coronavírus e tem início em 23 de julho e término em 8 de agosto. Cerca de 900 mil ingressos já foram vendidos fora do Japão.

Os organizadores devem tomar uma decisão oficial sobre o assunto neste mês, após reunião com o governo japonês, a prefeitura de Tóquio, o COI e o Comitê Paraolímpico Internacional, segundo a imprensa japonesa. A tendência é de exclusão de espectadores estrangeiros, de acordo com o que já haviam relatado após uma reunião entre essas instâncias na semana passada.

Cerca de 77% dos japoneses se opõem ao público estrangeiro nos Jogos de Tóquio devido à atual crise de saúde, de acordo com uma pesquisa do jornal Yomiuri Shimbun publicada na segunda-feira.

A presidente da Tokyo-2020, Seiko Hashimoto, declarou nesta sexta-feira que os organizadores "gostariam muito de um evento em estádios cheios, com torcedores de todo o mundo", mas seria complicado "se não conseguíssemos recebê-los e se a situação das instalações médicas não fossem perfeitas."

 


Mais Lidas

Confira a programação de esportes na TV desta terça-feira, 23 de abril

Opções incluem eventos de futebol e outras modalidades esportivas em canais abertos e por assinatura







Placar CP desta terça-feira, 23 de abril: confira jogos e resultados das principais competições de futebol

Acompanhe a atualização das competições estaduais, regionais, nacionais, continentais e internacionais

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895