person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

John John Florence derrota Filipe Toledo na final da 2ª etapa do Mundial de surf

Como resultado em Bells Beach, na Austrália, haviano assume a 1ª colocação do Mundial com 16,085 contra 14,745 de Ítalo Ferreira

John John Florence vence Filipe Toledo na final em Bells Beach, na Austrália | Foto: William West / AFP / CP

Após quatro etapas com vitórias brasileiras, o havaiano John John Florence superou o paulista Filipe Toledo na final em Bells Beach, na Austrália, e ficou com o título da segunda fase do Mundial da World Surf League (WSL). Com o resultado, Florence assume a primeira colocação do ranking com 16,085 contra 14,745 de Ítalo Ferreira, que caiu nas semifinais depois de uma interferência no sul-africano Jordy Smith, terceiro com 12,170.

Toledo é o quarto com 11,120 seguido do bicampeão mundial Gabriel Medina com 9,490. O catarinense Willian Cardoso é o 10º com 6,640. A próxima etapa ocorre em Bali, na Indonésia, entre os dias 13 e 25 de maio.

Brasil com seis entre os 16 melhores em Bells

O Brasil chegou ao round de 16 com seis surfistas, mas metade se despediu nesta qualificatória. O paraense de Matinhos, Peterson Crisanto perdeu para o 11 vezes campeão do mundo Kelly Slater. Deivid Silva, paulista do Guarujá, não conseguiu bater o australiano Jacob Willcox. Gabriel Medina derrotou o catarinense Willian Cardoso, de Balneário Camboriú. Filipe Toledo superou o havaiano Seth Moniz e Ítalo Ferreira o francês Jeremy Flores.

• Ítalo Ferreira vence a 1ª etapa do Mundial de Surf com aéreo na “última onda”

Nas quartas, os juízes da WSL entenderam que, o até então líder, Ítalo Ferreira, cometeu interferência em Jordy Smith e, com a punição de uma das duas notas ficando em zero, a tarefa de reverter os 15.23 do sul-africano se tornou impossível. Já Medina caiu para o campeão da etapa com 16.87 contra 15.17. Já Toledo avançou sobre o australiano Jacob Willcox com 14.17 contra 13.06.

Único representante do Brasil nas semifinais, o surfista de Ubatuba, São Paulo, venceu o australiano Ryan Callinan e avançou para a decisão com uma onda a um minuto do final da bateria. Na outra chave, Florence derrotou Smith com uma das maiores ondas do dia e uma nota 9.43.

Na final, Toledo começou com duas boas ondas, 6.50 e 7.33. John John virou com a terceira e quarta ondas, com 6.67 e 7.63. O brasileiro conseguiu tentou a recuperação em duas ondas, 6.30 e 5.90, mas não conseguiu reverter a situação. Com o título, o havaiano chega a sexta vitórias na principal divisão do surf mundial.

Norte-americana Courtney Conlogue vence a terceira vez em Bells

A norte-americana Courtney Conlogue venceu a havaiana Malia Manuel, com uma onda nota 10 na final e conquistou pela terceira vez a etapa de Bells Beach. A bateria final terminou com 15.83 contra 14.84.

A gaúcha Tatiana Weston-Webb caiu no round de 16 para a costa-riquenha Brisa Hennessy, com 9.63 contra 8.87. Silvana Lima está recuperada da cirurgia no joelho direito e surfando. A cearense deve retornar a disputa do mundial em Bali, a partir do dia 13 de maio, na terceira etapa do mundial da WSL.

Com o resultado, a norte-americana Caroline Marks segue com líder com um terceiro lugar e soma 16,085. Malia é a segunda com 13,885 e Conlogue a terceira com 12,610. Weston-Webb é a oitava com 7,355.

Correio do Povo