Justiça egípcia confirma pena de morte para 11 torcedores por briga

Justiça egípcia confirma pena de morte para 11 torcedores por briga

Tumulto em estádio deixou 74 mortos em 2012

AFP

Briga em estádio de Port Said deixou 74 mortos em 2012

publicidade

Um tribunal egípcio confirmou nesta terça-feira a pena de morte imposta em abril a 11 pessoas pelos distúrbios que deixaram 74 mortos em um estádio de futebol em 2012 em Port Said. Entre os 72 acusados, 40 foram condenados a penas de entre um a 15 anos de prisão e 21 foram absolvidos, incluindo sete policiais.

A justiça culpa os condenados por participação, em fevereiro de 2012, nos distúrbios violentos após uma partida de futebol entre o clube de Port Said, o Al-Masry, e o Al-Ahly.  Dois comandantes de polícia e dois dirigentes do Al-Masry foram condenados a cinco anos de prisão. Depois de ouvir a opinião do mufti do Egito, a máxima autoridade religiosa do país, o tribunal decidiu confirmar a condenação à morte de 11 pessoas. 

Jovens torcedores extremistas participaram na revolta popular que derrubou o presidente Hosni Mubarak, no início de 2011. O movimento contra Mubarak começou como um protesto contra os policiais, que eram acusados de violência, tortura e execuções extrajudiciais. Desde então, muitos suspeitam que a polícia não atua durante os confrontos entre torcedores por vingança. Os torcedores do Al-Masry e os advogados dos acusados alegam que foi isto o que aconteceu no dia dos distúrbios.


Mais Lidas

Confira a programação de esportes na TV desta terça-feira, 23 de abril

Opções incluem eventos de futebol e outras modalidades esportivas em canais abertos e por assinatura







Placar CP desta terça-feira, 23 de abril: confira jogos e resultados das principais competições de futebol

Acompanhe a atualização das competições estaduais, regionais, nacionais, continentais e internacionais

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895