Ministro fala em "silêncio conivente com racismo" das autoridades espanholas em caso Vini Jr

Ministro fala em "silêncio conivente com racismo" das autoridades espanholas em caso Vini Jr

Crítica de Silvio Almeida também foi direcionada à Liga espanhola, à Fifa, patrocinadores e parte da imprensa europeia

R7

publicidade

O ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, acusou autoridades, entidades e imprensa de omissão diante dos ataques racistas sofridos pelo jogador brasileiro Vinícius Júnior, craque do Real Madrid. Segundo ele, se trata de "um silêncio conivente com racismo" por parte de membros do governo espanhol, organizações ligadas ao esporte, patrocinadores e parte da imprensa europeia. Almeida afirmou, ainda, que o problema pode ultrapassar os limites dos estádios de futebol. 

"Quero lembrar também que essa violência racista contra o Vini Jr demonstra que existe um problema muito maior que tende a se espalhar muito além do campo, muito além do estádio. Temos um problema político de grande monta, o que justifica, inclusive, as manifestações por parte do estado brasileiro", afirmou Almeida. 

O ministro destacou que o episódio de racismo contra Vini no último domingo (21) não é um caso isolado. Ele ressaltou ainda que os ataques são contra um brasileiro de grande visibilidade, em partidas de grande proporção. "Então ficamos imaginando como é tratada a comunidade brasileira, como são tratados os outros negros e negras que estão na Europa, que estão na Espanha", indagou. 

“As autoridades espanholas devem uma explicação e dizer o que vai acontecer. A Fifa, há muitos anos, tem se omitindo em tomar atitudes mais enérgicas e contundentes em relação a isso. Não é falta de tecnologia, de ciências sobre como se combate o racismo na sua dimensão institucional”, disse Almeida.

O governo brasileiro acionou as autoridades responsáveis e representantes das entidades ligadas ao esporte para pressionar por medidas efetivas. Segundo Almeida, os ataques demonstram um problema político agravado pela omissão. O ministro sinalizou que a falta de uma responsabilização pode gerar efeitos mais graves. 

O governo brasileiro publicou nesta segunda-feira (22) uma nota conjunta entre quatro ministérios para repudiar os ataques racistas sofridos por Vinícius Júnior. No comunicado, as autoridades brasileiras lamentam a falta de "providências efetivas para prevenir e evitar a repetição desses atos de racismo" e solicitam ações por parte do governo e autoridades esportivas da Espanha.

Embate

Após os ataques, o craque do Real Madrid se pronunciou pelas redes sociais e disparou contra as ações da La Liga: "Não foi a primeira vez, nem a segunda e nem a terceira. O racismo é o normal na La Liga. A competição acha normal, a Federação também e os adversários incentivam. Lamento muito. O campeonato que já foi de Ronaldinho, Ronaldo, Cristiano e Messi hoje é dos racistas".

O brasileiro escreveu que a Espanha o acolheu, que ele ama o país e reitera que a nação é racista. Em outra rede social, Vinícius Júnior também lamentou. "O prêmio que os racistas ganharam foi a minha expulsão", se posicionou.

Muito criticado, o presidente da La Liga, Javier Tebas, foi a público, por meio de suas redes sociais, criticar a postura de Vinícius, em vez de defendê-lo.

"Já que aqueles que deveriam não explicam o que é que a La Liga pode fazer nos casos de racismo, nós tentamos explicar a você, mas você não se apresentou em nenhuma das datas combinadas que você mesmo solicitou. Antes de criticar e insultar a La Liga, é necessário se informar adequadamente. Não se deixe manipular e tenha certeza de entender bem as competências de cada um e o trabalho que estamos fazendo juntos", disse.

Vini Jr., então, reagiu novamente pelas redes sociais: "Mais uma vez, em vez de criticar racistas, o presidente da La Liga aparece nas redes sociais para me atacar. Quero ações e punições. Hashtag não me comove".


Mais Lidas

Confira a programação de esportes na TV desta terça-feira, 23 de abril

Opções incluem eventos de futebol e outras modalidades esportivas em canais abertos e por assinatura







Placar CP desta terça-feira, 23 de abril: confira jogos e resultados das principais competições de futebol

Acompanhe a atualização das competições estaduais, regionais, nacionais, continentais e internacionais

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895