Muricy Ramalho deixa o São Paulo após derrota no Paulista

Muricy Ramalho deixa o São Paulo após derrota no Paulista

Técnico e diretoria entraram em acordo para saída na tarde desta segunda-feira

Lancepress

Muricy acertou sua saída na tarde desta segunda-feira

publicidade

São Paulo e Muricy Ramalho encerraram a terceira passagem do técnico pelo clube no início da tarde desta segunda-feira. Abalado pelos problemas de saúde e nos bastidores do Morumbi, o treinador entrou em acordo com a diretoria e não comandará mais o Tricolor paulista nesta temporada. A informação foi confirmada pelo estafe do próprio Muricy.

A terceira passagem de Muricy pelo São Paulo, encerrada com a derrota de 2 a 0 para o Botafogo de Ribeirão Preto último domingo, teve pouco mais de um ano e meio de duração. Após a demissão em 2009, ele voltou ao clube em setembro de 2013 para salvar o time do rebaixamento e conseguiu cumprir a missão. Estreou contra a Ponte Preta no dia 12 de setembro e venceu por 1 a 0, no Morumbi. Mesmo com a salvação no Brasileirão, acabou eliminado na semifinal da Copa Sul-Americana para a própria Ponte Preta.

Em 2014, acumulou eliminações para pequenos. Caiu nas quartas de final do Paulistão para o Penapolense, nos pênaltis, e depois para o Bragantino, de maneira vexatória, também em casa na terceira fase da Copa do Brasil. No Brasilierão, teve seu melhor momento, já que terminou em segundo lugar e garantiu vaga na Libertadores. Pela Copa Sul-Americana, porém, outra eliminação em casa e nos pênaltis: para o Atlético Nacional (COL) na semifinal.

Em 2015, ostentou melhor campanha do Grupo 1 no Paulistão, mas não ganhou nenhum dos quatro clássicos que disputou na temporada (duas derrotas para o Corinthians, uma para o Palmeiras e empate contra o Santos) e nem sequer marcou gol contra os rivais. Na Libertadores, está em segundo do Grupo 2, mas com a mesma pontuação do San Lorenzo (ARG). Ainda joga contra Danubio (URU), dia 15 de abril no Uruguai, e dia 22 contra o Corinthians, no Morumbi.

Ausências por doença
De 2013 para cá, Muricy ficou fora do banco de reservas em cinco oportunidades. Em setembro do ano passado ficou internado por conta de uma arritmia cardíaca e não comandou o time contra Fluminense (derrota por 3 a 1 no Morumbi no Brasileirão), Huachipato (CHI) (vitória por 1 a 0 no Morumbi na Sul-Americana) e Grêmio (vitória por 1 a 0 na Arena no Brasileirão). Milton Cruz ficou no banco nessas partidas.

Com diverticulite, não viajou para Manaus no começo do ano para a disputa do Super Series contra Vasco e Flamengo. Lá, o Tricolor venceu por 2 a 1 o Cruz-Maltino e depois perdeu o título para o Flamengo por 1 a 0, dois dias depois. Milton Cruz novamente foi o técnico. Após a derrota de domingo para o Botafogo-SP, Muricy voltou a desabafar sobre o quanto está desgastado pelos problemas de saúde.

Pouco depois da confirmação da saída de Muricy Ramalho do São Paulo, o vice-presidente de futebol do clube, Ataíde Gil Guerreiro, convocou entrevista coletiva para falar sobre o assunto no CT da Barra Funda. Na conversa com os jornalistas, o cartola lamentou a saída de Muricy - e também do auxiliar Tata -, anunciou Milton Cruz como interino nos próximos jogos e avisa que plano de ter um europeu de ponta já desmoronou.

"Eu estava satisfeito com o Muricy, tanto que não permiti que ele saísse da outra vez (após o clássico com o Palmeiras). A minha ideia era mantê-lo, mas ele me deu argumentos muitos fortes da saúde dele... Preciso trazer um técnico de ponta no mercado nacional, do mesmo nível do Muricy. Nós efetivamos o Milton, por três, quatro jogos. E vamos buscar um técnico, até ouvimos o Muricy para isso", disse Ataíde.

O vice de futebol avisa que não fará loucuras para encontrar um novo treinador, mas que gostaria que o assunto fosse resolvido ainda nesta semana, mesmo que confie em Milton Cruz para levar o time à classificação para as oitavas de final da Copa Libertadores da América. Ataíde ainda é cauteloso até mesmo para dizer qual perfil de técnico buscará no mercado e contou, inclusive, que já até recebeu um não.

"Já temos um perfil, e outros dois como alternativa. O ideal seria não mexer com técnico empregado. Sobre um europeu, já conversei com um agora no telefone, e ele não vem. Meu projeto foi por água abaixo. Estávamos trabalhando para dezembro, depois da saída do Muricy, para trazer um técnico de ponta da Europa. Abandonamos nosso projeto, não sabemos nosso caminho", afirmou.

Mais Lidas

Confira a programação de esportes na TV desta terça-feira, 23 de abril

Opções incluem eventos de futebol e outras modalidades esportivas em canais abertos e por assinatura







Placar CP desta terça-feira, 23 de abril: confira jogos e resultados das principais competições de futebol

Acompanhe a atualização das competições estaduais, regionais, nacionais, continentais e internacionais

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895