Neymar assina contrato de cinco anos com PSG

Neymar assina contrato de cinco anos com PSG

Confirmação ocorreu na tarde desta quinta no Twitter do clube francês

Correio do Povo

Neymar assina contrato de cinco anos com PSG

publicidade

O atacante Neymar assinou contrato de cinco anos com o Paris Saint- Germanin. A confirmação ocorreu na tarde desta quinta-feira através da conta do Twitter do clube francês. Alguns minutos antes da divulgação, o Paris Saint-Germain publicou um vídeo anunciando a chegada do craque. 

A contratação do brasileiro será pelas próximas cinco temporadas. Após pagamento de cláusula de rescisão de 222 milhões de euros ao FC Barcelona, Neymar se tornou a maior transferência da história do futebol.

Neymar anunciou a sua saída do Barcelona nesta semana e confirmou os rumores que estaria trocando de time. O jogador chegou a desembarcar na terça-feira em Barcelona e compareceu no centro de treinamento. Mas em seguida abandonou o local.



Craque mundial

Os dribles quando ainda era adolescente deixavam os fãs encantados. Agora, ao assinar contrato com o Paris Saint-Germain, Neymar é uma estrela mundial, graças ao seu futebol, estilo e cuidado com o marketing pessoal. Hoje com 25 anos, Neymar Jr assinou seu primeiro contrato aos 13 e se tornou profissional aos 17. Dois anos depois, tornou-se pai.

O jovem jogador deixou sua marca no futebol brasileiro em 2011, quando liderou o Santos no tricampeonato da Libertadores. É nesta época que a "marca" Neymar começa a ganhar força. Neymar pai, que cuida dos negócios do filho jogador, é conhecido por ser negociante intenso, apesar dos imbróglios judiciais por fraude fiscal. Aos 21 anos, Neymar foi campeão da Copa das Confederações 2013, terminando a competição como melhor jogador.

No entanto, o sucesso com a seleção foi efêmero. Na Copa do Mundo do ano seguinte, o atacante se lesionou e não pôde ajudar o time na humilhante derrota por 7 a 1 para a Alemanha, em pleno Mineirão. Na Copa América, também não foi capaz de liderar o time ao título. O Brasil caiu nas quartas de final das edições 2011 e 2015, mas o time não contava com treinadores que passassem confiança e padrão tático.

A redenção com a Seleção veio em 2016, quando foi o craque do time que conseguiu conquistar a única medalha que faltava para o futebol brasileiro: o ouro olímpico. Neymar cobrou o pênalti decisivo na final contra a Alemanha, após empate em 1 a 1 (5-4 nos pênaltis). Após o gol, o camisa 10 caiu no chão e chorou. A ferida do Mundial tinha ficado para trás.

Pelé-Ronaldinho, Messi-CR7

"Tenho tantas memórias do Maracanã... E hoje criei uma mais. Que final perfeita para os Jogos", comentou Pelé, maior artilheiro da história do futebol e lenda viva do esporte. As comparações com Neymar são obrigatórias, assim como com Ronaldinho. Em 2011, os dois se enfrentaram em partida épica entre Santos e Flamengo, vencida por 5 a 4 pelos cariocas. Ambos se destacaram e protagonizaram um dos grandes momentos do futebol brasileiro: a passagem de bastão do veterano consagrado para a jovem promessa.

Neste jogo, Neymar marcou o gol que depois seria eleito o mais bonito da temporada, rendendo ao jovem o Troféu Puskas da Fifa. Com vários atributos fortes, como visão de jogo, drible, passe, velocidade e chute, o craque é fatal. Não é a toa que o jogador é o quarto maior artilheiro da história da seleção brasileira, com 52 gols em 72 jogos.

Em 2013, Neymar chega aos Barcelona. Na temporada 2014-15, forma o venenoso trio de ataque "MSN", ao lado do argentino Lionel Messi e do uruguaio Luis Suárez. O ano é perfeito e o atacante consegue seu principal objetivo, que é conquistar a Liga dos Campeões. Nesta temporada, o time comandado por Luis Enrique conquistou a tríplice coroa, com a Liga espanhola e a Copa do Rei. O camisa 11 azul-grená se consagra, tanto no nível coletivo quanto individual. Neste ano, o jogador termina como artilheiro da Champions, empatado com 10 gols junto a Messi e Cristiano Ronaldo.

Em 2015, Neymar conquista a Bola de Bronze, atrás do português e do camisa 10 argentino, que levou a Bola de Ouro. 'Rei do marketing'A última temporada foi menos brilhante, mas ainda assim o craque foi protagonista de um dos momentos recentes mais importantes da história do Barça. Depois de perder para o PSG por 4 a 0 no jogo de ida das oitavas de final da Liga dos Campeões, os catalães conseguiram a virada e venceram por 6 a 1. Neymar chamou a responsabilidade, marcou dois gols e deu uma assistência na partida.

O brasileiro foi um dos poucos que mostraram otimismo antes do duelo. "Enquanto tivermos 1% de chances, vamos acreditar 99%", falou. Dito e feito. Mas além de assombrar dentro das quatro linhas, o atacante também marca presença constante fora dos gramados, onde se revelou como um artista do marketing. Neymar é uma marca mundial.

Em fevereiro de 2013, a revista Time apostou que o jogador seria "o futuro Pelé". Em 2012 e 2013, a Sports Pro o apontou como o jogador com maior potencial no terreno do marketing. A votação é realizada levando em conta critérios como receita, idade, carisma e vontade de expor sua imagem, o que não falta para o brasileiro. Neymar também venceu esse "título" em 2014 e 2015, antes do francês Paul Pogba entrar em cena.

O craque também tem uma fundação com seu nome, destinada para assistência social - e equilibrar um pouco sua imagem puramente mercantilista. Neymar tem 30 milhões de seguidores no Twitter, outros 60 milhões no Facebook e mais de 78 milhões no Instagram. Só CR7 tem mais fãs que o craque brasileiro, que quer ser o número um dentro e fora dos gramados.

Mais Lidas

Confira a programação de esportes na TV desta terça-feira, 23 de abril

Opções incluem eventos de futebol e outras modalidades esportivas em canais abertos e por assinatura







Placar CP desta terça-feira, 23 de abril: confira jogos e resultados das principais competições de futebol

Acompanhe a atualização das competições estaduais, regionais, nacionais, continentais e internacionais

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895