No Rio, Brasileiros disputam vaga no remo para os Jogos Olímpicos de Paris-2024

No Rio, Brasileiros disputam vaga no remo para os Jogos Olímpicos de Paris-2024

Lagoa Rodrigo de Freitas será palco da competição que define os representantes para a Olimpíada, que começa em julho

Victória Rodrigues

Rio de Janeiro recebe a competição pela segunda vez

publicidade

Começa nesta quinta-feira, na Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro, o pré-olímpico de remo, que começa a definir as vagas do país para os Jogos Olímpicos de Paris-2024. As disputas serão realizadas até sábado e definirão os representantes das Américas na Olimpíada e Paralimpíada de Paris. Abertas ao público, as provas terão transmissão do Canal Olímpico do Brasil e da NSports.

Nesta edição da competição, garantem a vaga os cinco primeiros colocados nas provas de single skiff e os dois primeiros nas competições de double skiff peso leve. Ainda, cada país poderá competir com apenas um barco por regata e se já conquistou uma vaga, terá direito de classificar mais uma embarcação.

"Sediar o pré-olímpico novamente no Rio mostra que o que fizemos em 2021, na organização do torneio de classificação para os Jogos de Tóquio-2020, foi um sucesso. Além disso, mostra a força e a representatividade do remo brasileiro no cenário continental”, afirma Magali Moreira, presidente da Confederação Brasileira de Remo (CBR).

Na disputa no Rio de Janeiro, o Brasil terá Lucas Verthein (Single Skiff Masculino), Beatriz Tavares (Single Skiff Feminino), Evaldo Becker e Piedro Tuchtenhagen (Double Skiff Peso Leve Masculino), e Isabelle Falck e Manu Abreu (Double Skiff Peso Leve Feminino) como representantes.

Atleta do Grêmio Náutico União (GNU), Piedro Tuchtenhagen participa pela primeira vez da competição e diz estar bastante confiante ao lado da dupla Evaldo Becker. "A expectativa é bem boa para esta competição. Amanhã (dia 14) começam as eliminatórias e sábado já é a final", conta. "Estou junto com o Evaldo, que é de Porto Alegre, mas treina no Flamengo no Rio de Janeiro, e estamos muito entusiasmados e confiantes com esta competição. Temos boas chances de classificar para Paris, estamos muito felizes de estar remando juntos novamente e de poder representar o Brasil nesse evento tão importante para conquistar uma vaga para os Jogos Olímpicos", completa.

Já nas disputas paralímpicas garantem vagas em Paris os campeões das provas de single skiff PR1 masculino e feminino, além do double skiff misto PR3. No entanto, o Brasil não terá representantes nesta competição, pois Claudia Santos já está classificada na categoria PR1 depois de ficar em sétimo lugar no Mundial de Belgrado (Sérvia), em setembro do ano passado. A atleta, que sofreu um acidente de carro e teve a perna direita amputada, esteve presente em todas as edições dos Jogos Paralímpicos desde que o remo foi incluído no programa do evento, em Pequim 2008.


Mais Lidas

Confira a programação de esportes na TV desta terça-feira, 23 de abril

Opções incluem eventos de futebol e outras modalidades esportivas em canais abertos e por assinatura







Placar CP desta terça-feira, 23 de abril: confira jogos e resultados das principais competições de futebol

Acompanhe a atualização das competições estaduais, regionais, nacionais, continentais e internacionais

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895