Fabiana Murer está fora da final do salto com vara nos Jogos Rio 2016

Fabiana Murer está fora da final do salto com vara nos Jogos Rio 2016

Atleta não alcançou marca de 4,55 metros e ficará na última posição

AFP

Fabiana Murer está fora da final do salto com vara nos Jogos Rio 2016

publicidade

A brasileira Fabiana Murer não conseguiu se classificar para a final do salto com vara dos Jogos Olímpicos Rio 2016, ao falhar nas três tentativas de superar os 4,55 metros na fase de classificação nesta terça-feira. A campeã mundial em Daegu 2011 e vice em Pequim-2015 soma, assim, três participações frustrantes em Jogos Olímpicos.

Nos Jogos de Londres 2012, surpreendeu ao ser eliminada nas classificatórias, com um salto de apenas 4,50 metros, quando sua melhor marca de então era 4,85. Naquele dia, o vento forte a atrapalhou muito, revelou depois. Quatro anos antes, nos Jogos de Pequim 2008, ficou em décimo lugar na final, depois que uma de suas varas sumiu durante a competição.

Na manhã desta terça-feira, na fase de classificação, a brasileira de 35 anos optou por começar a saltar a partir de 4,55 metros, e não dos 4,15 m iniciais. Murer falhou nas três tentativas e não conseguiu concretizar o sonho de conquistar uma medalha olímpica dentro de casa. Ela ficou inclusive atrás da outra brasileira da prova, Joana Costa, que saltou 4,15 metros, mas não conseguiu superar a marca de 4,30 m e também foi eliminada.

Durante a etapa de Mônaco da Liga Diamante, em julho passado, ela sentiu uma dor muito forte, e semanas depois foi diagnosticada com uma hérnia de disco cervical, mas disse que chegaria bem às Olimpíadas. O resultado é ainda mais decepcionante porque a atleta chegou aos Jogos do Rio depois de ter conseguido sua melhor marca pessoal há um mês e meio, quando saltou 4,87 metros no Troféu Brasil de Atletismo.

Os 4,87 metros colocavam Murer como a atleta com a segunda melhor marca da temporada, superada apenas pela americana Sandi Morris (4,93 m). Com esse registro, ela ultrapassou em dois centímetros seu recorde sul-americano na especialidade, que havia alcançado em 2010.

E a expectativa sobre Fabiana era ainda maior depois do resultado histórico de Thiago Braz nessa segunda-feira à noite. O jovem de 22 anos surpreendeu ao conquistar a medalha de ouro no salto com vara dos Jogos do Rio com a impressionante marca de 6,03 metros, novo recorde olímpico. O ouro veio depois de uma disputa antológica com o grande favorito da prova, o francês Renaud Lavillenie, campeão olímpico de Londres-2012 e recordista mundial .

Mais Lidas

Confira a programação de esportes na TV desta terça-feira, 23 de abril

Opções incluem eventos de futebol e outras modalidades esportivas em canais abertos e por assinatura







Placar CP desta terça-feira, 23 de abril: confira jogos e resultados das principais competições de futebol

Acompanhe a atualização das competições estaduais, regionais, nacionais, continentais e internacionais

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895