Judoca Rafael Silva perde para multicampeão na repescagem e fica sem medalha

Judoca Rafael Silva perde para multicampeão na repescagem e fica sem medalha

Maria Suelen se lesiona em derrota e é cortada da disputa por equipes. Mayra deve ser a substituta

Correio do Povo

Francês multicampeão projeta o gigante brasileiro e consegue a vitória

publicidade

O judoca Rafael Silva perdeu para o francês Teddy Riner na madrugada desta sexta-feira e ficou sem medalhas na disputa individual da categoria dos pesados (acima de 100 kg) dos Jogos Olímpicos de Tóquio. O confronto era válido pela repescagem, porque ambos atletas perderam nas quartas de final. Rinner venceu a luta em menos de um minuto, quando projetou o adversário, que caiu de lado, obtendo um wazari, e na queda, já encaixou uma chave de braço, e o brasileiro "bateu", encerrando o combate.

O Baby havia perdido para Guram Tushishvili, atleta da Geórgia, em seu combate de quartas de final. Ele teve muitas dificuldades contra um adversário que se movimentava muito e acabou sofrendo três "shidôs", punições por falta de combatividade que determinaram a derrota. Na estreia, já pelas oitavas de final (ganhou "bye" na primeira rodada), ele havia vencido Ushangi Kokauri, do Azerbaijão, por ippon no golden score, ao final de uma luta muito dura na qual ele já tinha dois "shidôs".

Assim, ao final de todas as disputas individuais do judô, o Brasil termina com apenas duas medalhas, os bronzes dos porto-alegrenses Daniel Cargnin e Mayra Aguiar, da Sogipa. "É uma pena. Foi um ciclo muito difícil, me esforcei muito para estar aqui, é uma vida inteira para isso, então é muito triste sair daqui sem uma medalha. Mas só tenho a agradecer a todos que me ajudaram a chegar até aqui", afirmou Rafael Silva.

A grande surpresa foi ele ter encontrado na repescagem aquele que é considerado o maior judoca de todos os tempos entre os pesados. Teddy Riner é decacampeão mundial e bicampeão olímpico. Buscava o terceiro ouro, mas foi surpreendido pelo russo Tamerlan Bashaev. "Luto contra o Teddy desde as categorias de base e sempre tive muita dificuldade com ele, é um dos principais atletas do nosso esporte", contou o brasileiro, escalado para a disputa por equipes, no último dia do judô na Olimpíada. "Agora é descansar e pensar em amanhã, nada de ficar remoendo a derrota, porque tenho que vir aqui ajudar a nossa equipe".

A disputa por equipes, aliás, está gravemente prejudicada. Maria Suelen Altheman sofreu uma lesão no joelho na derrota para a francesa Romane Dicko, pelas quartas de final, e precisou deixar o tatame de maca. Ela foi levada para fazer exames de imagem e não voltou para a repescagem da categoria pesado (acima de 78 kg). Horas depois, foi confirmada uma lesão no ligamento patelar, que a impossibilita de lutar por equipes na madrugada deste sábado. Assim, a tendência é que Mayra Aguiar (até 78 kg) precise completar o time, lutando contra atletas muito mais pesadas que ela.


Mais Lidas

Confira a programação de esportes na TV desta terça-feira, 23 de abril

Opções incluem eventos de futebol e outras modalidades esportivas em canais abertos e por assinatura







Placar CP desta terça-feira, 23 de abril: confira jogos e resultados das principais competições de futebol

Acompanhe a atualização das competições estaduais, regionais, nacionais, continentais e internacionais

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895