OMS sugere à Uefa não voltar até fim de 2021, revela revista

OMS sugere à Uefa não voltar até fim de 2021, revela revista

Segundo a publicação, reunião com representantes do órgão regulador da saúde assustou a entidade do futebol europeu

Correio do Povo

Sugestão não foi oficializada, mas preocupa mundo do futebol na Europa

publicidade

Não é algo oficial, mas chega a causar pânico em dirigentes, jogadores, torcedores e todos aqueles que circulam no mundo do futebol. A Organização Mundial da Saúde (OMS) e a União das Associações Europeias de Futebol (Uefa) se reuniram para discutir possíveis cenários para o retorno do esporte no velho continente. E na avaliação da entidade que cuida das questões da saúde em todo o mundo, as competições não deveriam ser retomadas até o final de 2021.

A informação foi divulgada pela revista brasileira Placar. Dois epidemiologistas “escalados” pela OMS participaram da reunião.

Ambos justificaram a posição da entidade pelo risco de novas ondas de contágio de coronavírus em países europeus no próximo ano. Tudo não passa de precaução, já que nem mesmo as autoridades sanitárias tem pleno conhecimento do vírus e seus efeitos em um futuro próximo. A própria Uefa, cujos representantes ficaram assustados com a sugestão da OMS, reuniu seus associados ontem, em videoconferência, para pedir a conclusão das ligas nacionais, já apresentando opções de calendário.

“Houve uma forte recomendação para terminar as competições nacionais de elite e copas, embora se entenda que pode haver alguns casos especiais. Com isto em mente, a Uefa está atualmente desenvolvendo algumas diretrizes sobre a participação em suas competições de clubes, a fim de ajudar suas federações membro em caso de cancelamento de uma liga ou copa”, revelou a Uefa, em comunicado oficial.

A entidade que comanda o futebol europeu relatou ainda que trará novas atualizações, caso necessário, depois da conferência do Comitê Executivo, amanhã.


publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895