Palmeiras goleia Santos e conquista Copa São Paulo pela primeira vez

Palmeiras goleia Santos e conquista Copa São Paulo pela primeira vez

Alviverde foi amplamente superior e venceu o Peixe por 4 a 0

R7

publicidade

O Palmeiras é campeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Com um início arrasador, o Verdão construiu cedo a vitória por 4 a 0 sobre o Santos e conquistou o seu primeiro título da competição, nesta terça-feira (25), em pleno Allianz Parque. Os gols da partida foram marcados por Endrick (o grande destaque da competição), Giovani e Gabriel Silva (duas vezes). 

O Alviverde chegou à final da Copinha em outras duas oportunidades, em 1970 e 2003, mas acabou perdendo. O título conquistados pelas crias da Academia de Futebol marca o fim de uma escrita que perseguia os palmeirenses. Endrick, grande estrela do time, foi eleito ainda o melhor jogador do torneio, além de faturar o prêmio Dener, pelo gol mais bonito da competição.

Começo arrasador

Impulsionado pelos 20 mil palmeirenses presentes no Allianz Parque, o Palmeiras foi letal. Mais organizado e com inteligência para atacar o rival, o Alviverde abriu 3 a 0 e dava um enorme passo rumo ao primeiro título de Copa São Paulo de sua história, tudo isso nos primeiros 15 minutos de jogo. O primeiro gol saiu logo aos cinco minutos, e não poderia ser de ninguém menos que Endrick, o garoto prodígio das categorias de base palmeirenses. 

Em jogada trabalhada do Verdão, Vanderlan chegou à linha de fundo e cruzou para o camisa 9, que escorou para para dentro do gol e abriu o placar. O 2 a 0 não demorou a sair. Em contra-ataque letal, Jhonatan disparou em velocidade e teve calma para pensar a jogada e achar o melhor passe, que encontrou Giovani sozinho na ponta direita. O camisa 7 ajeitou para a esquerda e colocou no ângulo de Diógenes. 

Em novo contra-ataque, o Palmeiras conseguiu uma falta a favor próxima a meia lua da área. Na cobrança, Gabriel Silva, o maestro do time, colocou mais uma vez no ângulo do goleiro do Santos e fez o terceiro do Verdão. 

Em ritmos diferentes

A primeira chegada de perigo do Santos foi apenas aos 36 minutos. Lucas Pires foi ao ataque e tentou o chute, a bola desviou na defesa palmeirense e se ofereceu a Rwan, mas o camisa 10 chutou mascado e a bola saiu pela linha de fundo. Enquanto o Peixe chegava a conta gotas, o Palmeiras era uma avalanche de jogadas de perigo. 

Mesmo com mais 45 minutos de jogo pela frente, a final parecia já decidida antes mesmo do intervalo. Se já não bastasse o 3 a 0 contra, o Santos viu a sua situação piorar ainda mais quando Derick, zagueiro e capitão do Santos, foi expulso. O defensor já estava amarelado e foi imprudente ao tentar roubar a bola de Giovani, recebendo o segundo amarelo e indo para o vestiário mais cedo.

Virou goleada

Na volta do intervalo, o Palmeiras seguiu com o pé no acelerador e fez o quarto gol logo aos oito minutos da segunda etapa. Vanderlan, que deu a assistência para o gol de Endrick, voltou a aparecer bem pelo corredor esquerdo e colocou a bola na cabeça de Gabriel Silva, que testou firme e transformou o jogo, que já era uma vítória acachapante, em goleada. 

Com o amplo placar favorável, coube ao Palmeiras apenas administrar a vantagem. Com um homem a mais, os jogadores souberam conduzir o jogo e até chegaram a ameaçar a meta de Diógenes outras vezes. Em uma das ocasiões, até fez o gol, mas a arbitragem assinalou impedimento. O Santos, por sua vez, só conseguia oferecer perigo por meio dos chutes de fora da área. 

A vitória do Verdão marca mais uma década de domínio do futebol paulista na Copinha. Nos últimos dez anos, apenas em três um time de São Paulo não foi campeão do maior torneio de base do País. 


Mais Lidas

Confira a programação de esportes na TV desta terça-feira, 23 de abril

Opções incluem eventos de futebol e outras modalidades esportivas em canais abertos e por assinatura







Placar CP desta terça-feira, 23 de abril: confira jogos e resultados das principais competições de futebol

Acompanhe a atualização das competições estaduais, regionais, nacionais, continentais e internacionais

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895