Pelé já disse que era vascaíno em entrevistas, mas, em autobiografia, que torcia para o Corinthians

Pelé já disse que era vascaíno em entrevistas, mas, em autobiografia, que torcia para o Corinthians

Em seu livro, Rei do Futebol afirmou que só passou a gostar do Santos quando viu o primeiro jogo do time no estádio, em 1956

R7

publicidade

O maior ídolo do futebol brasileiro e mundial, Pelé, já admitiu em entrevistas que o clube que o consagrou, o Santos, não era o seu preferido na infância. Saber para qual time ele torcia, no entanto, é uma tarefa complicada. Político e sempre preocupado em não desagradar fãs de nenhuma torcida, Pelé afirmou em uma entrevista em 2020 que torcia para o Vasco, do Rio de Janeiro.

Em 1957, em um combinado montado para um amistoso Santos x Vasco, o então garoto de 16 anos jogou pelo clube carioca em uma partida considerada essencial para sua primeira convocação à seleção brasileira, que ocorreu dias depois.

"Se eu tivesse que escolher um clube para ter jogado, eu escolheria o meu Vasco. Mas eu defendi o Vasco, mesmo que por poucos jogos. Foi o time que me deu essa oportunidade. Foi lá que eu me tornei conhecido no mundo todo", afirmou ao canal Pilhado, do YouTube (veja o vídeo abaixo). "Fui não, sou Vasco", acrescentou. 

A predileção pelo time do Rio se deu, segundo ele, porque um amigo de seu pai, o centroavante Marinho, foi jogar no Vasco e, por isso, o menino Edson Arantes do Nascimento, futuro Rei do Futebol, passou a gostar do clube. O Vasco, em sua homenagem após a morte do ex-jogador na quinta-feira (29), o chamou de "grande vascaíno de coração".

A informação, no entanto, desmente o livro Pelé, a Autobiografia, lançado em 2006 pela Editora Sextante.  Ao contar como foi sua chegada à Vila Belmiro, o próprio Pelé narra, na página 69, que foi levado por Waldemar de Britto, ex-centroavante, técnico e responsável por apresentá-lo ao Santos, a um jogo da equipe contra o Comercial, pelo Campeonato Paulista de 1956.

"Eu não conseguia tirar os olhos do campo. Aqueles homens eram ídolos do futebol, jogavam na elite. Foi naquele momento que eu passei a torcer pelo Santos – um amor que dura até hoje. Até então eu torcia mais para o Corinthians, mesmo sem nunca ter visto o time jogar. Gostava de acompanhar as partidas pelo rádio, por jornais e figurinhas. Acabei tendo até um time de botão do Corinthians. Quando eu era mais novo, pensava em ser goleiro, e às vezes, jogando no gol, imaginava o goleiro do Corinthians. defendendo um chute. Coisas de criança."

O Vasco entregou a Pelé o título de sócio honorário em 2020, na mesma ocasião em que o Atleta do Século 20 garantiu sua predileção pelo clube. Bem antes disso, em uma entrevista ao programa Vox Populi, da TV Cultura, em 1977, o Rei confessou seu lado vascaíno.


Mais Lidas

Confira a programação de esportes na TV desta terça-feira, 23 de abril

Opções incluem eventos de futebol e outras modalidades esportivas em canais abertos e por assinatura







Placar CP desta terça-feira, 23 de abril: confira jogos e resultados das principais competições de futebol

Acompanhe a atualização das competições estaduais, regionais, nacionais, continentais e internacionais

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895