Plano de reformulação do futebol inglês gera críticas e causa polêmica

Plano de reformulação do futebol inglês gera críticas e causa polêmica

Entre outros pontos, a redução do número de clubes da primeira divisão de 20 para 18 participantes gerou críticas

AE

Atletas da Premier League alerta para perdas de 200 milhões de libres com cortes de salários

publicidade

O plano radical para reformular o futebol inglês, liderado por Liverpool e Manchester United, que prevê, entre outros pontos, redução do número de clubes da primeira divisão de 20 para 18 participantes, foi recebido com críticas, mas o presidente da Liga Inglesa de Futebol (EFL, na sigla em inglês), Rick Parry, garante que vai insistir com a proposta.

Tidas como radicais, as propostas dariam mais poder aos clubes de maior expressão da elite do futebol inglês, como a diminuição de 20 times para 18 a partir da temporada de 2022/2023 e a extinção da Copa da Liga e da Supercopa da Inglaterra. As informações foram reveladas pelo jornal Telegraph.

O documento com a proposta obtido pelo Telegraph, intitulado "Revitalização", tem a autoria do Fenway Sports Group, grupo que controla o Liverpool, com o suporte do Manchester United, e também conta com o apoio dos outros integrantes do "Big Six": Manchester City, Arsenal, Chelsea e Tottenham.

A iniciativa também prevê que a Premier League deve se comprometer a fornecer 25% da receita da liga aos clubes da EFL e um fundo de resgate de 250 milhões de libras (R$ 1,8 bilhão) para aliviar o impacto financeiro provocado pela pandemia de covid-19.

A proposta rapidamente provocou críticas e ganhou opositores. A Premier League, o governo do Reino Unido e a Associação de Torcedores de Futebol (FSA, na sigla em inglês) manifestaram sua posição contrária a esse pacote de mudanças.

Ex-CEO do Liverpool e da Premier League, Rick Parry é a única personalidade, por enquanto, a defender publicamente essa reformulação do futebol na Inglaterra. Ele é presidente da EFL atualmente e entende que, se implementadas, as medidas fortaleceriam a modalidade no país. "É claro que haverá um grande debate, mas isso é sobre chegar a um plano ousado para o futuro e se isso não agrada a todos, francamente, que assim seja", opinou.

"Foi um diálogo que envolveu os grandes clubes, não só o Manchester United e o Liverpool. Outros estiveram envolvidos. Trata-se de retirar uma grande fatia da receita dos direitos de televisão e reconhecer a relevância e a importância de manter a pirâmide forte a longo prazo. Isso produziria sustentabilidade a longo prazo para todos os clubes. Provavelmente é a melhor ideia desde a formação da Premier League", completou o dirigente, em entrevista à Sky Sports, no domingo. As suas declarações foram criticadas pela entidade que organiza o Campeonato Inglês.

"Uma série de propostas individuais no plano noticiado podem ter um impacto prejudicial em todo o jogo e estamos desapontados por ver que Rick Parry dá total apoio", disse a Premier League, em comunicado, adiantando que tem "trabalhado de boa-fé com os clubes e com a EFL para encontrar uma solução face à exigência de financiamento para o fundo de resgate da covid-19".

Muitas das críticas têm como foco a ampliação do poder dos times do "Big Six". O grupo teria mais autonomia nas votações. Eles querem abolir o sistema de um voto por clube para as decisões da Premier League, além de dar fim à regra de 14 votos como o mínimo necessário para implementar qualquer mudança no regulamento do Campeonato Inglês.

O governo é cético à iniciativa. Nesta segunda-feira, o secretário de Internet, Cultura, Mídia e Esporte, Oliver Dowden, falou em "acordo de bastidores" e alertou que pode haver intervenção governamental.

"Penso que a prioridade para a Premier League e para a EFL é estarem unidas. Há muito dinheiro na Premier League, basta olhar para a janela de transferências: milhões de euros gastos, provavelmente mais do que as quatro outras maiores ligas juntas. Receio que se continuarmos com estes acordos de bastidores e outras coisas, vamos ter de repensar a administração do futebol", declarou Dowden em entrevista à Sky Sports.


Mais Lidas

Confira a programação de esportes na TV desta terça-feira, 23 de abril

Opções incluem eventos de futebol e outras modalidades esportivas em canais abertos e por assinatura







Placar CP desta terça-feira, 23 de abril: confira jogos e resultados das principais competições de futebol

Acompanhe a atualização das competições estaduais, regionais, nacionais, continentais e internacionais

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895