Por falta de recursos, CBJ cancela realização do Grand Slam de Brasília

Por falta de recursos, CBJ cancela realização do Grand Slam de Brasília

Competição de judô seria realizada em outubro

AE

Cancelamento do Grand Slam de Brasília termina com boa chance de judocas brasileiros somarem pontos no ranking mundial

publicidade

Pouco mais de três meses depois de acertar a realização de um Grand Slam de judô em Brasília neste ano e em 2020, a Confederação Brasileira de Judô (CBJ) anunciou nesta quarta-feira, através de uma nota oficial, o cancelamento dos eventos por falta de recursos. A capital federal receberia a etapa, que vale mil pontos na corrida para os Jogos Olímpicos de Tóquio-2020, no Japão, pela primeira vez entre os dias 6 e 8 de outubro. De acordo com a entidade, a decisão pelo cancelamento foi aprovada na terça-feira, em uma reunião do Conselho de Administração da CBJ, após serem "esgotados todos os esforços relativos à captação dos recursos necessários e em tempo hábil para a realização do evento".

Diante disso, foi acordado o cancelamento das duas edições do Grand Slam, visto que tornava-se inviável a sua execução. "A Confederação Brasileira de Judô notificou a Federação Internacional de Judô (IJF, na sigla em inglês) na terça-feira, sobre a decisão de cancelar o Grand Slam de Brasília, previsto para outubro de 2019 e 2020. A decisão foi deliberada e aprovada pelo Conselho de Administração da CBJ em reunião realizada também na terça-feira", disse a nota. Esta seria a quinta vez que o evento seria realizado no Brasil - o Rio de Janeiro havia recebido as edições anteriores, sendo a última em 2012.

Na hierarquia das etapas do Circuito Mundial, os Grand Slam só perdem para o Mundial, que dá até 2.000 pontos no ranking internacional, e o World Masters, que dá até 1.800. Como país-sede, o Brasil poderia inscrever até quatro atletas por categoria. Logo, haveria mais oportunidades para os brasileiros somarem pontos na busca pela classificação olímpica.

Atualmente, o Circuito Mundial conta com etapas de Grand Slam em Paris (França), Düsseldorf (Alemanha), Ecaterimburgo (Rússia), Baku (Azerbaijão), Abu Dabi (Emirados Árabes Unidos) e Osaka (Japão). Brasília seria o único evento deste porte nas Américas.


Mais Lidas

Confira a programação de esportes na TV desta terça-feira, 23 de abril

Opções incluem eventos de futebol e outras modalidades esportivas em canais abertos e por assinatura







Placar CP desta terça-feira, 23 de abril: confira jogos e resultados das principais competições de futebol

Acompanhe a atualização das competições estaduais, regionais, nacionais, continentais e internacionais

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895