Primeira Copa Futuro Suave RS de Jiu-Jitsu recebe jovens de projetos sociais

Primeira Copa Futuro Suave RS de Jiu-Jitsu recebe jovens de projetos sociais

Evento de entrada gratuita terá 140 competidores de idade entre 4 a 15 anos

Ana Cardoso

Evento ocorre no sábado, 13, no CETE-RS a partir das 9h

publicidade

O projeto Futuro Suave realizará, no dia 13 de abril, a partir das 9h, no Centro Estadual de Treinamento Esportivo do Rio Grande do Sul (CETE-RS, rua Gonçalves Dias, 700, Porto Alegre), a primeira edição da Copa Futuro Suave RS destinada a atletas de de Jiu-Jitsu vinculados a projetos sociais. A atração é aberta ao público, sem cobrança de ingressos.

Ao todo, 140 competidores de 4 a 15 anos, terão a oportunidade de vivenciar pela primeira vez um evento de performance. A competição terá divisão igualitária das vagas entre o número de projetos inscritos e as lutas serão divididas em categorias separadas por idade, gênero, peso e faixas. Todos os participantes ganharão kimono, camiseta, certificado e medalha.

A atração conta com incentivo do Pró-Esporte RS, programa do governo do Estado do Rio Grande do Sul, tendo como proponente o Clube Amigos do RS (CARS). “O intuito da Copa Futuro Suave RS é fomentar o esporte social. Entramos com nossa gestão e o conhecimento da legislação de políticas públicas para sermos um elo de geração de oportunidade para essas crianças e jovens em vulnerabilidade social”, afirma Nato Werlang, idealizador do torneio e do projeto, faixa preta e campeão mundial de Jiu-Jitsu.

O portão do CETE-RS abrirá às 8h30. Às 9h, ocorrerá a entrega dos kimonos aos professores de cada projeto social para cada um dos participantes. Às 9h30, serão realizadas as pesagens e, em seguida, passadas as orientações aos responsáveis pelos atletas. A cerimônia de abertura ocorre às 10h30 e as lutas têm início às 11h30.

O evento será encerrado após as entregas das premiações.
Iniciado em 2022 com atividades no contraturno escolar, o Futuro Suave se propõe a fazer do esporte um princípio de vida e ajudar a evitar a evasão escolar. O projeto já beneficiou mais de 1,1 mil crianças e jovens de todo o Estado, tendo Grêmio e Inter entre seus parceiros. Para fazer parte, é necessário estar matriculado na rede pública de educação básica. “Treinamos apenas aqueles que estão estudando, pois o primeiro objetivo do Futuro Suave é contribuir para a formação de bons cidadãos com os ensinamentos que o esporte e as artes marciais proporcionam, como disciplina, responsabilidade, educação e lealdade. Entendemos que a formação de atletas é consequência destes valores”, complementa Nato.

O Pró-Esporte RS, coordenado pela Secretaria do Esporte e Lazer (SEL), atua por meio de duas ferramentas: a Lei de Incentivo ao Esporte (LIE), com incentivo do ICMS a empresas patrocinadoras de projetos esportivos aprovados; e o Fundo Estadual de Incentivo ao Esporte (Feie), realizado por investimentos de forma direta por parte do Estado, via editais.

*Sob supervisão de Luciamem Winck


Mais Lidas

Confira a programação de esportes na TV desta terça-feira, 23 de abril

Opções incluem eventos de futebol e outras modalidades esportivas em canais abertos e por assinatura







Placar CP desta terça-feira, 23 de abril: confira jogos e resultados das principais competições de futebol

Acompanhe a atualização das competições estaduais, regionais, nacionais, continentais e internacionais

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895