Procuradoria da Rússia pede nove anos e meio de prisão para jogadora de basquete americana

Procuradoria da Rússia pede nove anos e meio de prisão para jogadora de basquete americana

Brittney Griner foi acusada de tráfico de maconha

AFP

publicidade

A Procuradoria da Rússia pediu nesta quinta-feira uma pena de nove anos e meio de prisão contra a estrela americana do basquete Brittney Griner, acusada pela Rússia de tráfico de maconha. "Peço a condenação de Griner a nove anos e meio de prisão em uma colônia (penal) do regime clássico e a um milhão de rublos de multa" (16.600 dólares), afirmou o promotor Nikolai Vlasenko. A audiência ocorreu no tribunal em Khimki, perto de Moscou. Esta é praticamente a maior pena possível para o crime, que pode chegar a 10 anos de prisão.

Detida em fevereiro por posse de cartuchos de vape com óleo de cannabis quando desembarcou em Moscou, Brittney Griner, de 31 anos e 2,06 metros de altura, é considerada uma das melhores jogadoras de basquete do mundo. Ela se declarou culpada de transportar a substância à Rússia por descuido e negou qualquer tipo de tráfico de entorpecentes. Nesta quinta-feira, o promotor afirmou que ela tentou de modo intencional "ocultar" dos funcionários da alfândega no aeroporto o líquido a base de cannabis.

Com o conflito na Ucrânia, o julgamento de Griner ganhou uma dimensão geopolítica com negociações entre Moscou e Washington sobre uma possível troca de prisioneiros, que poderia beneficiar a atleta. Na semana passada, o chefe da diplomacia americana, Antony Blinken, informou que Washington fez uma "oferta" a Moscou para obter a libertação de Griner e de outro americano detido na Rússia, Paul Whelan.


Mais Lidas

Confira a programação de esportes na TV desta terça-feira, 23 de abril

Opções incluem eventos de futebol e outras modalidades esportivas em canais abertos e por assinatura







Placar CP desta terça-feira, 23 de abril: confira jogos e resultados das principais competições de futebol

Acompanhe a atualização das competições estaduais, regionais, nacionais, continentais e internacionais

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895