Rafael Nadal derrota Andy Roddick de virada no ATP Finals
capa

Rafael Nadal derrota Andy Roddick de virada no ATP Finals

Espanhol tenta chegar a final inédita do "campeonato mundial" do tênis

Por
AE

Rafael Nadal derrota Andy Roddick de virada no ATP Finals

publicidade

Em busca do primeiro título no ATP Finals, espécie de campeonato mundial do tênis, o espanhol Rafael Nadal teve dificuldades em sua estreia na competição, nesta segunda-feira, em Londres. Mas depois de perder o primeiro set para o americano Andy Roddick, o líder do ranking buscou a reação e ganhou de virada, com parciais de 3/6, 7/6 (7/5) e 6/4.

A vitória por 2 sets a 1 deixou o espanhol na segunda colocação do Grupo A, que é liderado pelo sérvio Novak Djokovic, após tranquila vitória sobre o checo Tomas Berdych por duplo 6/3. Agora, Nadal encara Djokovic na próxima rodada e tenta tomar a primeira colocação do adversário. Para obter o seu sexto triunfo em nove partidas diante de Roddick, o número 1 do mundo precisou ter paciência para controlar o potente saque do adversário.

Oamericano terminou com 18 aces - o triplo de Nadal - e aproveitamento de 86% de pontos conquistados com o primeiro serviço. Mas quando precisou do segundo, venceu apenas 46%. Atacando o segundo serviço do americano, Nadal teve mais calma no tie-break do segundo set, decisivo para o confronto. E, após vencer por 7/5, voltou mais confiante na última parcial e confirmou o favoritismo.

Apesar da vitoriosa carreira, Nadal ainda busca uma campanha convincente no Finals, torneio do qual nunca chegou em uma decisão. Sua melhor participação foi em 2006 e 2007, quando parou nas semifinais. Com duas chaves de quatro tenistas, o ATP Finals classificará para a semi os dois melhores de cada uma delas.

O torneio reúne, anualmente, os oito melhores tenistas da temporada. Confira a lista deste ano:

Rafael Nadal (Espanha)
Roger Federer (Suíça)
Novak Djokovic (Sérvia)
Robin Soderling (Súecia)
Andy Murray (Inglaterra)
Tomas Berdych (República Tcheca)
David Ferrer (Espanha)
Andy Roddick (Estados Unidos)

Bookmark and Share