Rio é escolhido como sede da Olimpíada de 2016 - Outubro

Rio é escolhido como sede da Olimpíada de 2016 - Outubro

Técnico Tite é demitido do Inter após derrota para o Coritiba

Tite não resistiu à pressão e foi demitido do Inter

publicidade

O Rio é olímpico

Uma das cenas mais importantes para o esporte brasileiro aconteceu no dia 2 de outubro de 2009. Passava pouco das 14h, pelo horário de Brasília, quando Jacques Rogge, presidente do Comitê Olímpico Internacional, retirou do envelope o papel no qual estava escrito o nome da cidade-sede dos Jogos Olímpicos de 2016. E, neste papel, estava escrito: Rio de Janeiro.

A cerimônia de anúncio do local da competição mais importante do esporte mundial aconteceu em Copenhague. A capital fluminense venceu a disputa contra Chicago, Madri e Tóquio. Uma delegação brasileira, composta pelo presidente Lula acompanhado de ministros de Estado e de atletas multicampeões brasileiros estave presente no evento. O Rio foi escolhido depois de duas tentativas frustradas de tentar sediar os Jogos – de 2004 e 2012.

Aula de vôlei em Porto Alegre

Falar que foi passeio não chega a ser exagero. Dessa forma, a seleção brasileira feminina de vôlei esteve em Porto Alegre, no início de outubro, onde disputou o Campeonato Sul-Americano. Sem perder nenhum set, as atuais campeãs olímpicas levaram o ouro da competição. Na final, o time de Zé Roberto Guimarães passou pela Argentina.
Cai Tite

O clima no Inter já não era dos melhores. Mesmo que sempre rondando a ponta de cima da tabela, o time apresentava um futebol instável, além de atritos no vestiário estarem claros. A tensão chegou ao ápice em 4 de outubro, quando os colorados perderam para o Coritiba por 2 a 0, no Couto Pereira. Esse resultado decretou o fim da era Tite no Beira-Rio, demitido após a partida. No dia seguinte, o Inter anunciou que Mário Sérgio seria o comandante na reta final do Brasileirão.

Não deu pra gurizada

Contando com jogadores da Dupla Gre-Nal, como Giuliano, do Inter, e Douglas Costa, do Grêmio, a seleção brasileira Sub-20 quase foi campeã do Mundial da categoria, disputado no Egito. Na finalíssima contra Gana, no dia 16, o Brasil não soube aproveitar a vantagem de ter um jogador a mais desde os 36 minutos da etapa inicial e a partida acabou empatada em 0 a 0. Nos pênaltis, a derrota por 4 a 2 deu o primeiro título da competição aos africanos.

Meninas fazem bonito no tatame

No país do futebol, quem fez bonito em outubro foram as meninas do judô. E, em especial, duas: Sarah Menezes e Mayra Aguiar. A primeira sagrou-se bicampeã mundial da categoria, em 22 de outubro – título que impulsionou sua indicação ao Prêmio Brasil Olímpico. Já Mayra, gaúcha de Porto Alegre, conquistou o bronze três dias depois e tornou-se a judoca brasileira recordista de medalhas em Mundiais júnior, com três, ao todo. Além delas, Mariana Silva também ficou com o bronze na mesma competição, disputada em Paris.

No último Gre-Nal do ano, deu Inter

Inter e Grêmio enfrentaram-se pela quinta e última vez em 2009 no dia 25 de outubro, no Beira-Rio. O confronto foi equilibrado, mas decidido logo no início. Em um chute um tanto quanto despretensioso da intermediária, D’Alessandro marcou o único gol da partida. A bola quicou a cerca de um metro de Victor, enganando o goleiro gremista. A vitória recolocou os colorados na briga pelo título brasileiro.

Ao menos, William Magrão voltou

Se o triunfo não aconteceu, ao menos os tricolores tiveram um bom motivo para comemorar. Afastado havia oito meses devido a uma lesão no joelho, o Gre-Nal marcou a volta de William Magrão, um dos destaques da temporada de 2008. O volante sequer esteve no banco de reservas, mas integrou o grupo de jogadores que se preparou para a partida.

Mais Lidas

Confira a programação de esportes na TV desta terça-feira, 23 de abril

Opções incluem eventos de futebol e outras modalidades esportivas em canais abertos e por assinatura







Placar CP desta terça-feira, 23 de abril: confira jogos e resultados das principais competições de futebol

Acompanhe a atualização das competições estaduais, regionais, nacionais, continentais e internacionais

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895