Romário acusa CBF e Federação Paulista de antidoping clandestino

Romário acusa CBF e Federação Paulista de antidoping clandestino

Deputado relatou que exames são realizados em laboratório não credenciado pela Wada

Lancepress

publicidade

O deputado federal Romário fez grave acusação à Federação Paulista de Futebol e à CBF, em sua página do Facebook e em seu perfil no Twitter, na noite desta terça-feira. Segundo o ex-jogador, a entidade teria feito os exames antidoping do último Campeonato Paulista no laboratório da Universidade de São Paulo (USP), que não é credenciado pela Agência Mundial Antidoping (Wada), e a CBF teria validado as análises.

"Esse desrespeito nos leva a suspeitar dos resultados apurados naquele laboratório, que podem contribuir para esconder resultados positivos que, assim, não seriam do conhecimento da Fifa e da própria Wada e, se descobertos, poderiam ser desconsiderados, justamente por não serem de um laboratório credenciado", disparou Romário. O único laboratório na América do Sul credenciado é o Ladetec, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), responsável pelos exames nos Jogos Panamericanos de 2007.

Além disso, Romário questionou a falta de notícias envolvendo jogadores flagrados no exame em São Paulo. "Não seria por esse motivo que não temos observado notícias sobre casos de doping registrados no Campeonato Paulista? Não é estranho? Eu acho, muito estranho e perigoso", completou.

Para exemplificar os danos que um exame antidoping "clandestino" causaria a um atleta, e consequentemente ao clube que ele defende, o deputado lembrou o caso do volante Rodrigo Souto, em 2008. Na ocasião, o Santos foi notificado pela Conmebol de que o exame do jogador, após a partida com o San José, em Oruro (BOL), pela Copa Libertadores, apontou traços de cocaína. Rodrigo foi absolvido seis meses depois com uma defesa baseada no argumento de que o procedimento foi feito fora dos padrões exigidos pelas entidades internacionais. Entretanto, o atleta inicialmente havia sido suspenso por dois anos e não atuou durante o primeiro turno do Campeonato Brasileiro de 2008, mas a Fifa liberou Rodrigo para jogar em torneios nacionais.



Bookmark and Share

Mais Lidas

Confira a programação de esportes na TV desta terça-feira, 23 de abril

Opções incluem eventos de futebol e outras modalidades esportivas em canais abertos e por assinatura







Placar CP desta terça-feira, 23 de abril: confira jogos e resultados das principais competições de futebol

Acompanhe a atualização das competições estaduais, regionais, nacionais, continentais e internacionais

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895