Santos supera a raça do Peñarol e é campeão da Libertadores

Santos supera a raça do Peñarol e é campeão da Libertadores

Uruguaios seguraram empate na etapa inicial, mas Neymar e Danilo decretaram a vitória no 2º tempo

Correio do Povo

Santos domina a raça do Peñarol e é campeão da Libertadores

publicidade

O futebol do Santos venceu a dedicação do Peñarol. Assim, o time brasieliro sagrou-se campeão da Libertadores 2011 na noite desta quarta-feira. Com o talento de Neymar, a genialidade de Ganso e a estrela de Muricy Ramalho, o Santos será o representante brasileiro no Mundial de Clubes no Japão, em dezembro.

A raça uruguaia segurou o ímpeto dos brasileiros no primeiro tempo, mas quem realmente jogou foi o Peixe. No segundo tempo, a até então forte defesa carbonera sucumbiu, antes que se completasse um minuto. O gol foi de Neymar, fazendo justiça à grande copa realizada por ele. O Santos ainda ampliou com Danilo e, no final, os uruguaios foram para a pressão e conseguiram descontar com um gol contra. Mas foi tarde demais.

O jogo

Na primeira etapa o Santos já tinha o domínio do jogo, mas o Peñarol controlava as ações e não deixava Neymar e Zé Eduardo ameaçarem o goleiro Sosa. Sem alternativas, um Neymar frustrado acabou cometendo falta feia em Olivera, que culminou com a saída do volante da partida, lesionado. Levou o amarelo pelo lance.

O Peñarol especulava apenas com as bolas alçadas na área, de longe. Edu Dracena e Durval limparam todas com segurança, sem chances para Mier e Martinuccio. O grande destaque técnico do Peñarol, por sinal, sumiu atrás da marcação santista e os carboneros acabaram órfãos no setor da criação.

Na segunda etapa os uruguaios não conseguiram sequer respirar. Arouca recebeu uma bola na intermediária, driblou três adversários e serviu com carinho para Neymar. O garoto nem se preocupou em dominar: bateu de chapa, no canto direito de Sosa. O goleiro do Peñarol chegou a tocar na bola, mas ela chegou às redes, abrindo caminho para o título.

Martinuccio tentou acordar, mudou de lado, passou da esquerda para a direita e pediu bolas. A marcação, contudo, seguia forte nele e, apesar de algumas escapadas de Corujo pela direita, o Peñarol pouco ameaçou o gol de Rafael. Aos 24 minutos, viria o segundo gol do Santos, com Danilo.

Ele recebeu na direita, dos pés de Ganso, limpou o zagueiro do Peñarol, ajeitou e chutou de chapa, cruzado, bem no cantinho! O goleiro Sosa se esticou todo, mas não achou nada. A surpresa, porém, é que quando o Santos acabara de consolidar o título, os carboneros reagiram. Estoyanoff foi lançado na direita, cruzou para a área, mas Durval desviou no caminho, a bola rodou para trás e caiu dentro do gol santista.

Os uruguaios descontaram e se lançaram à frente, mas quem levou perigo realmente foi o Santos. Aos 36 minutos Zé Eduardo perdeu gol incrível. Ganso recebeu dentro da área, ele ergue a bola para a cabeça do centroavante, que na frente da linha do gol, desviou para fora, como um zagueiro. Minutos depois, Neymar carimbou a trave, após desviar de Sosa, a bola voltou aos pés de Zé Eduardo na frente do gol, e ele chutou para fora, sem goleiro. Não faria diferença, pois aos 47 minutos e 50 segundo, o árbitro apitou, o Santos é campeão da américa.

Depois do fim do jogo, o campo do Pacaembu ficou separado em duas metades bem distintas. De um lado, Neymar e Zé Eduardo celebravam com a torcida e, do outro, os jogadores do Peñarol provocavam os santistas. Os uruguaios apontavam o dedo e faziam ataques verbais, quando alguém invadiu o gramado e desferiu um pontapé em Corujo e iniciou a confusão. A briga ficou generalizada e um atleta reserva chegou a se atirar com uma voadora sobre atletas do Santos. Elano ficou caído no gramado e a Polícia Militar interviu, para apartar a briga.


Neymar foi o autor do primeiro gol do Santos | Foto: Vanderlei Almeida / AFP / CP

Bookmark and Share

Mais Lidas

Confira a programação de esportes na TV desta terça-feira, 23 de abril

Opções incluem eventos de futebol e outras modalidades esportivas em canais abertos e por assinatura







Placar CP desta terça-feira, 23 de abril: confira jogos e resultados das principais competições de futebol

Acompanhe a atualização das competições estaduais, regionais, nacionais, continentais e internacionais

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895