Seleção brasileira de skate treina na Orla do Guaíba visando Mundial do Rio

Seleção brasileira de skate treina na Orla do Guaíba visando Mundial do Rio

Equipe se prepara para competição que ocorre em outubro deste ano e mira os Jogos de Paris 2024

Christian Bueller

Abner Pietro, 15 anos, faz a manobra Backside Suski Grind na Orla

publicidade

A seleção brasileira de skate está em Porto Alegre, em preparação para o Rio World Skate Park World Championship 2022 (Mundial de Park), que será realizado no Rio de Janeiro, de 2 a 9 de outubro. O palco escolhido para alguns dos melhores nomes da nova geração desenvolverem suas manobras sobre as quatro rodinhas foi o Skate Park, junto à Orla do Guaíba. Até o próximo domingo, os atletas treinarão ao lado dos comum frequentadores da maior pista da América Latina.

João Lucas Alves, Gabriel Aguilar, Eduardo Neves, Abner Pietro, Isabelly Avila, Kemily Suiara e Carla Karolina começaram cedo da manhã a soltar a musculatura, ainda que sol demorasse a aparecer para espantar o frio. Nenhum clima diferente de sua terra natal tirava a disposição de Karolzinha, como é conhecida a alagoana de 17 anos, segunda colocada da etapa do Skate Total Urbe (STU), realizada na Capital em maio deste ano. “Gosto do frio e amo andar nesta pista, pela qualidade dos obstáculos e pelas pessoas que passam por aqui. A expectativa é muito boa, estamos treinando em várias pistas, com condicionamento físico ótimo”, conta Carla Karolina.

Garoto prodígio do skate, Abner Pietro, 15 anos, nascido em Osasco, em São Paulo, é manchete por conta de suas conquistas desde os 10. A competição no Rio de Janeiro é seu primeiro mundial. “Estou um pouco nervoso, sou o mais novo da esquipe, mas é assim mesmo. Treinamos duas horas direto, fazendo simulação de campeonato. Não tem pista igual a essa no país”, sorri o jovem skatista, que faz as manobras enquanto escuta pop e trap - subgênero do rap/hip-hop – nos fones de ouvido.

Legado no esporte

O consultor técnico da equipe é Rogerio Soares Manosa, o Roger Mancha, treinador que trouxe duas pratas da Olimpíada de Tóquio. “É um pequeno ciclo de treinamento de sete dias que começou na segunda-feira, que inclui as partes técnica e física. Alguns destes atletas também participarão do sul-americano”, explica. Mancha lembrou de o skate brasileiro estar em voga na mídia recentemente, tem um legado no esporte desde os anos 1960. “O Brasil já vem construindo a sua história. Antes da última olimpíada, o país já tinha 45 títulos mundiais”, conta.

O treinador lembra nomes como Bob Burnquist e Luan Oliveira, porto-alegrense, entre algumas referências no esporte mundial e saúda a presença de crianças nas pistas. “Fazemos questão de treinar ao lado de praticantes não profissionais e não criar um muro como acontece em outros esportes. Skate é um estilo de vida, é também arte, música e audiovisual”, diz Mancha.

O treinamento visa também o Rio World Skate Street World Championship 2022 (Mundial de Street), de 9 e 16 de outubro. Os eventos são considerados os mais importantes da temporada, essenciais na corrida olímpica para os Jogos de Paris 2024.


Mais Lidas

Confira a programação de esportes na TV desta terça-feira, 23 de abril

Opções incluem eventos de futebol e outras modalidades esportivas em canais abertos e por assinatura







Placar CP desta terça-feira, 23 de abril: confira jogos e resultados das principais competições de futebol

Acompanhe a atualização das competições estaduais, regionais, nacionais, continentais e internacionais

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895