Seleção Brasileira

Endrick erra pênalti, Brasil perde para o Paraguai e se complica no Pré-Olímpico

Com derrota, Seleção Brasileira está na lanterna do Quadrangular Final

Com derrota, Seleção Brasileira está na lanterna do Quadrangular Final
Com derrota, Seleção Brasileira está na lanterna do Quadrangular Final Foto : Federico Parra / AFP / CP

A vaga brasileira nos Jogos Olímpicos de Paris está ameaçada. O Brasil arrancou com derrota por 1 a 0 para o Paraguai no Quadrangular Final do Pré-Olímpico na tarde desta segunda-feira em Caracas.

O resultado deixa a Canarinho na lanterna e de olho no duelo entre Venezuela e Argentina, que ainda jogam na rodada. Os dois primeiros se classificam para as Olímpiadas.

Mais uma vez, o time do técnico Ramon Menezes não teve uma boa atuação e sofreu para criar lances ofensivos durante os 90 minutos. Endrick perdeu um pênalti na primeira etapa. Nos minutos finais, o Paraguai marcou o gol da vitória com Peralta e se segurou durante todo segundo tempo. Na próxima rodada, o Brasil enfrenta a Venezuela, na quinta-feira, às 20h.

Castigo no fim

O Brasil de Ramon Menezes mais uma vez teve uma atuação insuficiente na primeira etapa diante do Paraguai. Os paraguaios controlaram a posse de bola, trocaram passes e insistiam nos cruzamentos. O Brasil teve algumas chances em lances fortuitos, mas claros. O atacante Endrick, aos 14, driblou o goleiro, e não bateu, dando tempo para a defesa se recuperar.

O goleiro Mycael brilhou em finalização de Perez, da pequena área, aos 24 minutos. A principal oportunidade brasileira surgiu aos 25 minutos. Endrick foi derrubado na área e sofreu um pênalti. Na cobrança, porém, o camisa 9 bateu fraco e o goleiro defendeu.

Mycael apareceu mais uma vez aos 33. Na base do "latereio", a bola ficou Perez que de cabeça obrigou o goleiro a efetuar bela intervenção aos 33. A Canarinho voltaria a falhar na hora fatal na reta final. Endrick ganhou a bola dentro da área e tocou para John Kennedy que de chapa finalizou para fora.

Os desperdícios custaram um preço alto. Em outra sobra, Viera lançou para área, a defesa errou na linha de impedimento e Peralta tocou de cabeça cara a cara com Mycael. Desta vez, o goleiro brasileiro nada pode fazer e o Paraguai garantiu a vantagem aos 46 minutos.

Zero inspiração

Foram 15 minutos em que nada de positivo aconteceu para o Brasil na arrancada do segundo tempo. Diante deste cenário, Ramon Menezes colocou o atacante Gabriel Pec na vaga do lateral Rikelme para tentar reagrupar o espaçado time em campo.

As alterações não surtiram efeito e Marquinhos foi o escolhido para o lugar de Pirani, de discreta atuação. Ronald, do Grêmio, entrou no jogo, mas também pouco contribuiu sendo improvisado na lateral.

Mesmo atrás no marcador, o Brasil não controlou o Paraguai em nenhum momento do jogo e nem sequer criou oportunidades para igualar o marcador. Foi Mycael quem evitou um resultado até pior para os brasileiros.

Quadrangular Final – 1ª rodada

Brasil

Mycael; Khellven (Ronald), Arthur Chaves, Lucas Fasson e Rikelme (Pec); Bruno Gomes, Andrey Santos e Gabriel Pirani (Marquinhos); John Kennedy e Endrick.

Paraguai

Ángel González; Alan Núñez, Ronaldo de Jesus, Gilberto Flores e Rivas (Parzajuk); Peralta, Wilder Viera, Diego Gómez e Leguizamón; Marcelo Fernández (Cantero) e Marcelo Pérez (Cardozo).

Gols: Peralta (46min/1°T)

Cartões amarelos: Marcelo Fernandez (Paraguai) Marquinhos, Arthur Chaves e Lucas Fasson (Brasil)

Local: Estádio Brígido Iriarte, em Caracas, na Venezuela, às 17h